Altcoin Roundup: 3 métricas que os traders podem usar para analisar efetivamente os tokens DeFi

DeFi apresenta muitas oportunidades para os investidores, mas também existem riscos. Aqui estão três métricas que os investidores usam para analisar tokens financeiros descentralizados e seus protocolos associados

Para grande desgosto dos entusiastas da criptomoeda que clamam pela adoção em massa imediata da tecnologia blockchain, existem muitas “minas terrestres digitais” no ecossistema criptográfico, como rug pulls e hacks de protocolo, que podem dar aos novos usuários a experiência de se perder no mar .

Investir envolve mais do que apenas análise técnica e intuição. No ano passado, diversas plataformas de análise de blockchain lançaram painéis com métricas que ajudam a fornecer uma maior percepção dos fundamentos que dão suporte – ou a falta deles – a um projeto de criptomoeda.

Aqui estão três fatores-chave a serem levados em consideração ao avaliar se um projeto altcoin ou de finanças descentralizadas (DeFi) é um investimento sólido.

Verifique a comunidade do projeto e a atividade do desenvolvedor

Uma das maneiras básicas de obter uma leitura em um projeto é olhar as estatísticas que mostram o nível de atividade da base de usuários da plataforma e da comunidade de desenvolvedores.

Muitos dos principais protocolos do mercado oferecem análises que rastreiam o crescimento de usuários ativos ao longo do tempo. Painéis integrados, como o Dune Analytics, oferecem uma visão mais granular dessa métrica, como o gráfico a seguir, que mostra os novos usuários diários no protocolo Olympus.

Olympus daily new users. Source: Dune Analytics

Outros pontos de dados pertinentes a serem considerados quando se trata de avaliar a atividade da comunidade incluem o número médio de carteiras ativas em uma base diária, semanal e mensal. Os investidores também devem olhar para o número de transações e volumes transacionados no protocolo, bem como métricas de mídia social, como menções no Twitter, que podem ajudar a avaliar o sentimento dos investidores sobre um determinado projeto.

Sistemas de alerta como o Cointelegraph Markets Pro fornecem notificações atualizadas sobre os volumes de menção de um projeto no Twitter e mudanças incomuns no volume de negociação que podem ser um sinal precoce de que uma criptomoeda está ficando alta ou baixa.

Twitter do CT Markets Pro e painel de volume de negociação. Fonte: Cointelegraph Markets Pro

Com relação ao desenvolvimento do projeto e à atividade do desenvolvedor, o GitHub tem sido o lugar certo para aprender sobre as próximas atualizações, integrações e onde o projeto está em seu roteiro.

Se um protocolo estiver se gabando de recursos de “lançamento em breve”, mas mostrando pouco desenvolvimento contínuo ou commits sendo enviados, pode ser um sinal para evitar até que a atividade esteja melhor alinhada com as reivindicações.

Por outro lado, detectar um projeto fora do radar com uma atividade de desenvolvimento constante e uma base de usuários comprometida pode ser um sinal positivo.

Procure aumentos constantes no valor total bloqueado

Uma segunda métrica a ser observada ao avaliar a força geral de um projeto é a soma de todos os ativos depositados no protocolo, também conhecido como valor total bloqueado (TVL).

Por exemplo, dados de Defi Llama mostram que o valor total bloqueado no protocolo DeFi DeFiChain (DFI) tem aumentado recentemente após uma grande atualização de protocolo, com o TVL atingindo novas máximas em vários dias até agora em dezembro. Isso sinaliza que o ímpeto e o interesse no projeto estão aumentando.

Valor total bloqueado no DeFiChain. Fonte: Defi Llama

Os agregadores DeFi, como Defi Llama e DappRadar, permitem que os usuários mergulhem mais nos dados e vejam as estatísticas de diferentes redes de blockchain, como a TVL na Ethereum Network ou Binance Smart Chain, bem como por projetos individuais como Curve e Trader Joe.

Os protocolos com um TVL mais alto tendem a ser mais seguros e confiáveis ​​pela comunidade, enquanto os projetos com classificação mais baixa na lista geralmente carregam mais riscos e tendem a ter comunidades menos ativas.

Matéria relacionada: Caminho sem volta? Produtos de investimento em criptos podem ser a chave para adoção em massa

Identifique quem são os detentores majoritários dos tokens 

Outros fatores a serem levados em consideração são os benefícios que os hodlers de token recebem por manter e ser ativo na comunidade. Os investidores também devem verificar a maneira como o token foi lançado e quem são os detentores de tokens dominantes atualmente.

Por exemplo, o SushiSwap permite aos usuários apostar o token nativo SUSHI na plataforma para receber uma parte das taxas de troca geradas, enquanto a Uniswap, principal  exchange descentralizada  (DEX) no DeFi, atualmente não oferece tal recurso.

Enquanto outros fatores, como volume de negociação e usuários diários, tornaram a Uniswap um investimento legítimo para muitos detentores, alguns traders preferem manter o SUSHI por causa de seu modelo de compartilhamento de receita e recursos de negociação multichain.

Por outro lado, é necessário cautela quando rendimentos excessivos são oferecidos para protocolos de baixa liquidez, administrados de forma anônima e com pouca atividade da comunidade, porque isso pode ser a configuração perfeita para perdas catastróficas. No DeFi, eles são chamados de puxadas de tapete e normalmente ocorrem depois que uma grande quantia de dinheiro foi depositada em contratos inteligentes controlados por uma única parte anônima.

Examinar a distribuição de tokens para o protocolo, bem como ficar de olho na porcentagem de tokens alocados para os desenvolvedores e fundadores em comparação com os tokens mantidos pela comunidade, pode dar alguns sinais úteis sobre se uma plataforma pode ser vítima de uma puxada de tapete ou a extravagância do capital mercenário.

Se a maior parte da oferta disponível for mantida pelos criadores e patrocinadores, sempre haverá uma chance de que esses tokens sejam vendidos mais tarde à taxa de mercado se ou quando os primeiros investidores decidirem sair de suas posições.

 

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

 

Você pode gostar...