Perfil ‘Nazaré Amarga’ é acusado de enganar investidores de memecoin e devolve fundos depois de acusações no Twitter

Criptomoeda é alvo de suposta tentativa de golpe junto à comunidade nakamigos.

O MATH, token de um projeto que se apresenta com plataforma cripto contendo várias funções, como staking, carteira digital, entre outras, está no olho de um furacão que envolve uma suposta tentativa de rug pull (puxada de tapete) vinculada ao administrador do perfil de memes do Twitter Nazaré Amarga, que possui 4,2 milhões de seguidores na rede social e que utiliza a imagem da icônica Nazaré Tedesco, vilã interpretada pela atriz Renata Sorrah na novela “Senhora do Destino”, exibida pela TV Globo em 2004.

O Cointelegraph Brasil entrou em contato via mensagem privada com o Nazaré Amarga no Twitter e até o fechamento desta edição não havia recebido resposta – o espaço continua aberto para o perfil, caso queira se pronunciar sobre o episódio.

A suposta tentativa de rug pull foi narrada pelo perfil Joevy Ponzi em uma publicação no Twitter com base no rastreamento on-chain de outros usuários do Twitter que afirmaram terem localizado a movimentação da carteira apontada como esvaziadora da liquidez do MATH por meio do envio de fundos para uma carteira da Binance.

O suposto rug pull teria começado pela pré-venda de 60 ETH em MATHs,  cerca de R$ 553 mil pela cotação do Ether nesta terça-feira (25), junto a 20 membros da comunidade da coleção de tokens nãos fungíveis (NFTs) de fotos de perfil (PFP) Nakamigos.

Ao descrever o rastreamento feito pelo usuário @zachxbt, Joevy Ponzi observou que a transferência dos fundos levava a uma carteira na Binance “e o mais absurdo dessa história é que esse mesmo código está tatuado nas costas do individuo que roubou, postada no instagram”, no caso a carteira de destino.

Em relação a um segundo possível elemento que sugere a ligação entre o administrador do canal Nazaré Amarga e a carteira do MATH teria sido a aquisição de um mesmo P2P supostamente utilizado pelo administrador do  Nazaré Amarga, Gabriel Marques, removido após o suposto golpe. 

Por outro lado, após a deflagração do suposto rug pull, a carteira envolvida teria reembolsado os Nakamigos lesados, embora tenha feito algumas transações em duplicidade e amargado um prejuízo de R$ 20 mil. Isso, caso os Nakamigos não acatem o apelo feito pelo suposto gospita, que teria pedido a devolução do reembolso excedente.

Segundo um levantamento da empresa de segurança em redes blockchain Immunefi, as puxadas de tapete e outros golpes representam uma pequena porcentagem dos prejuízos dos investidores de criptomoedas em 2023. Dentro desse universo, 73,3% dos golpes ocorrem na BNB Chain, conforme noticiou o Cointelegraph.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...