Ant Financial da Alibaba lança plataforma de backend-as-a-service blockchain
A Ant Financial, afiliada financeira do gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba, está lançando uma plataforma blockchain BaaS (Backend-as-a-Service).
A Ant Financial, afiliada financeira da gigante chinesa de e-commerce Alibaba, está lançando uma plataforma blockchain BaaS (Backend-as-a-Service), informou a emissora local China Money Network em 21 de setembro.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Ant Financial, Jiang Guoefei, na Conferência de Exploração de Tecnologia Ant (ATEC) em Hangzhou, ontem. A nova plataforma BaaS está sendo lançada em conjunto com um “programa de parceiros formiga-blockchain” focado na empresa que, segundo relatos, permitirá que empresas de pequena e média escala implementem e inovem novas soluções de blockchain.
O anúncio se alinha com o que Gueofei caracterizou como um movimento para “abrir” as tecnologias internas da Ant para o setor comercial mais amplo:
“Nos últimos dois anos, a Ant Financial tem trabalhado em dois aspectos sobre o blockchain. Um é melhorar a tecnologia, e o outro é abri-lo e acelerar a comercialização de aplicativos blockchain.”
Como parte de seu ímpeto para comercializar a tecnologia, a Ant Financial testou suas primeiras remessas de blockchain no início deste verão, usando seu recém-desenvolvido serviço de remessa transfronteiriça de carteira eletrônica baseado em blockchain. O teste demonstrou uma transferência de fundos entre o AliPayHK, do Ant Financial, a versão de Hong Kong do popular aplicativo de pagamento móvel do Ant, o Alipay, e o aplicativo de pagamento filipino, o GCash.
O fundador da Alibaba, Jack Ma sinalizou um crescente envolvimento da AliPay na blockchain por vários anos, com a Ant Financial assegurando mais recentemente US $ 14 bilhões em financiamento para o desenvolvimento da tecnologia em junho.
Dados recentes publicados no final de agosto revelaram que o Alibaba havia selado o primeiro lugar globalmente em uma nova lista que classificava as entidades pelo número de patentes relacionadas ao blockchain arquivadas até o momento; o conglomerado de e-commerce registrou incríveis 90 patentes, superando até mesmo a IBM.
No entanto, Ma fez uma palestra no início deste mês em que observou que o blockchain é uma das muitas tecnologias avançadas que ainda precisam provar que podem ajudar a evoluir a sociedade de uma maneira “mais verde e mais inclusiva”.