Alibaba Cloud lança solução NFT mas tira do ar logo depois

A solução de mercado NFT da empresa incluiu infraestrutura de “hospedagem na web, marketing digital e entrega de conteúdo”, mas não está mais listada em seu site, apesar de ainda aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

A unidade de negócios em nuvem do gigante do mercado chinês Alibaba Group Holdings lançou uma nova solução de token não fungível (NFT) e imediatamente excluiu todas as menções on-line sobre o mesmo.

De acordo com um post do Twitter, agora excluído, anunciando o lançamento na quarta-feira, a solução de mercado NFT da empresa incluía infraestrutura de “hospedagem na web, marketing digital e entrega de conteúdo”, mas não está mais listada em seu site.

Também não há mais comunicados de imprensa ou anúncios relacionados à solução NFT no site do Alibaba. Enquanto isso, o link da página da solução ainda aparece nos resultados de pesquisa do Google e agora redireciona para a página de índice da solução do Alibaba Cloud.

A razão por trás das postagens de mídia social excluídas e da exclusão de seu site não está clara neste estágio. Embora o comércio e a mineração de criptomoedas sejam proibidos na China, há uma área cinzenta regulatória com NFTs no país – as autoridades desaprovam isso, mas ainda não emitiram uma proibição total.

A solução focada em NFT de curta duração foi definida para oferecer o Alibaba Cloud Elastic Compute Service (ECS) e Auto Scaling para o crescimento do mercado, um serviço de marketing digital integrado por SMS para os vendedores se conectarem com os compradores e um serviço de entrega global, Alibaba Cloud Content Delivery Network (CDN) e Server Load Balancer (SLB) capaz de suportar 100.000 consultas por segundo.

O South China Morning Post (SCMP) – de propriedade do Alibaba – observou que a solução era destinada a clientes fora da China continental, com um representante dizendo à publicação que a solução era apenas para o site internacional do Alibaba Cloud.

O SCMP também afirmou que as empresas afiliadas do Alibaba, como Ant Group e Tencent Holdings, se moveram para evitar qualquer possível retrocesso regulatório no passado, marcando seus NFTs listados como “colecionáveis ​​digitais”. Eles também são oferecidos em blockchains privados e são negociados/comprados usando moeda fiduciária chinesa.

O Alibaba Cloud ainda tem uma nova solução focada no metaverso listada em seu site que oferece renderização remota, análise de dados e IA, juntamente com Blockchain as a Service (BaaS) como parte da Alibaba Cloud Blockchain privada.

Sob a solução do metaverso, a empresa observa que os NFTs podem ser integrados a um metaverso construído a partir dos serviços do Alibaba, mas a empresa não fornece nenhuma infraestrutura específica.

Em abril, a China Banking Association, a China Internet Finance Association e a Securities Association of China emitiram uma declaração conjunta alertando o público a não investir em NFTs devido a “riscos ocultos” dos ativos. Eles também observaram que as empresas não devem considerar NFTs como outros produtos financeiros, como títulos, metais preciosos e outros produtos financeiros.

O Cointelegraph também informou em março que gigantes da mídia social chinesa, como WeChat e WhaleTalk, atualizaram suas políticas para restringir ou remover plataformas NFT de suas redes, citando a falta de clareza regulatória e temendo uma repressão do governo. No entanto, Pequim ainda não emitiu uma proibição geral ao setor.

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