Algoritmo prevê crimes com uma semana de antecedência

Pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram um algoritmo que prevê crimes com semanas de antecedência. Ele poderia ser usado para evitar hacks?

Tudo isso acontece dentro de um raio de 300 metros com 90% de precisão. O trabalho foi publicado na revista Nature.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

O sistema aprende padrões de dados publicamente disponíveis sobre crimes envolvendo violência e propriedade, dizem os pesquisadores. Tais eventos são menos propensos ao viés policial, de acordo com os autores do relatório.

O modelo isola o crime observando as coordenadas temporais e espaciais de eventos individuais e detectando padrões para prever futuros incidentes.

O algoritmo divide a cidade em “ladrilhos espaciais” com cerca de 300 metros de largura e prevê infrações nessas áreas.

Os pesquisadores disseram que os modelos anteriores se baseavam mais na vizinhança tradicional ou nas fronteiras políticas, que são propensas a vieses.

O principal autor do estudo, Ishanu Chattopadhyaya, concluiu que a alta precisão da ferramenta não significa que ela deva ser usada no gerenciamento de políticas de aplicação da lei. Ele acrescentou que os departamentos de polícia não devem usá-lo para intrusão preventiva em bairros para prevenir o crime.

Chattopadhyay disse: “Isso não é mágica; existem limitações, mas testamos e funciona muito bem.”

Em vez disso, o algoritmo deve ser adicionado ao conjunto de ferramentas de políticas urbanas e estratégias policiais de combate a crimes. O cientista afirmou que “criamos um gêmeo digital do ambiente urbano. Se você fornecer dados sobre o que aconteceu no passado, ele informará sobre o futuro.”

Pesquisadores: Outros pedidos

A equipe também investigou a resposta da polícia ao crime, analisando o número de prisões após os incidentes e comparando as taxas entre os bairros.

Eles descobriram que taxas de criminalidade mais altas em bairros mais ricos levaram a mais prisões. Nas áreas pobres, o oposto era verdadeiro. Segundo os pesquisadores, isso pode indicar um desequilíbrio na resposta da polícia.

A ferramenta foi testada usando dados históricos de Chicago. O modelo também teve bom desempenho com dados de outras sete cidades dos EUA: Atlanta, Austin, Detroit, Los Angeles, Filadélfia, Portland e São Francisco.

Em agosto de 2021, o Pentágono testou um sistema de decisão capaz de prever eventos com vários dias de antecedência. Portanto, a questão permanece… tal algoritmo poderia ser desenvolvido para evitar hacks de cripto? É melhor vigiarmos este espaço.

O artigo Algoritmo prevê crimes com uma semana de antecedência foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...