Partida de xadrez de fundador da Algorand contra jogador profissional é registrada em blockchain
Um jogo de xadrez entre o grande mestre Sergey Karjakin e o fundador da Algorand, Silivio Micali, foi registrada em blockchain.
O fundador da Algorand, Silvio Micali, jogou um jogo de xadrez registrado em Blockchain contra o grande mestre Sergey Karjakin. A iniciativa foi um marco histórico para o tradicional jogo de mais de mil e quinhentos anos.
Mestres também trapaceiam
A partida, que foi o jogo inaugural da FIDE Online Arena, foi transmitida pelo World Chess. Embora o xadrez seja considerado um jogo de cavalheiros, trapacear representa um verdadeiro desafio à sua reputação. A esperança é que gravar jogos de forma transparente e imutável usando a tecnologia blockchain ajude a reduzir os problemas existentes.
O xadrez não foi afetado pela pandemia do COVID-19 tanto quanto em outros esportes. O tempo era, de fato, bastante adequado, pois a competição havia se movido totalmente online nos meses anteriores.
Grande marco desde a partida entre Deep Blue e Kasparov
O jogo colocou dois pesos pesados (embora de arenas reconhecidamente diferentes) um contra o outro. Micali é um ganhador do Prêmio Turing, cujo trabalho contribuiu muito para o campo da criptografia. Karjakin é um dos melhores jogadores de xadrez do mundo e também possui a distinção de conquistar o título de Grandmaster aos 12 anos – o mais jovem de todos os tempos. Talvez esse tenha sido o jogo mais importante desde que Garry Kasparov foi derrotado pelo Deep Blue da IBM em 1997.
Karjakin estava com as peças brancas e, embora Micali tenha lutado bravamente, ele acabou sendo superado pelo grande mestre.
Mestres do xadrez amam criptomoedas
Após o jogo, os dois combatentes opinaram que veem grandes sinergias em potencial entre xadrez e blockchain. Kajakin confirmou que muitos mestres estão interessados em cripto e blockchain, e ele possui algumas criptomoedas, embora não muito. Micali sugeriu que, talvez no futuro, Algorand criará uma campanha doação destinada à popularização do xadrez em todo o mundo.
Micali observou que o xadrez e a blockchain têm coisas em comum – eles reúnem as pessoas, independentemente de seus antecedentes.
LEIA MAIS
- Banco encontra o Blockchain
- EUA: estado de Wyoming aprova dois projetos de lei sobre blockchain
- Banco Itaú alega que Bitcoin é usado para o crime mas é multado em R$ 3,8 bilhões por fraude fiscal
- David Marcus, do Facebook e da Calibra: não ter acesso ao sistema financeiro é um problema global ‘inaceitável’