Alerta de risco sobre criptomoedas é emitido pela SEC

A Securities and Exchange Commission (SEC) divulgou um Alerta de Risco em relação aos valores mobiliários de cripto no dia 26 de fevereiro.

A SEC apontou que os Alertas de risco não são julgamentos ou avisos ou dicas de em relação ao assunto. Os alertas representam apenas a opinião da Comissão.

Ponto de Vista da SEC

Nesse caso, a Divisão de Exames da SEC observou certos pontos “durante os exames de consultores de investimento, corretoras e agentes de transferência” em relação à cripto. A SEC, então, dividiu suas observações por esses grupos e apontou para questões que atraíram a atenção da comissão.

Em geral, porém, a preocupação da Comissão centra-se na AML, segurança operacional e manutenção de registos e gestão de risco. As exchanges, em particular, chamam a atenção para questões de registro. Isso pode variar desde o registro com usuários até o registro da exchange na própria SEC.

Crypto Mom Pergunta, “How do You Feel?”

A comissária da SEC, Hester Pierce, comumente conhecida como Crypto Mom, entrou no Twitter para pedir opiniões.

Clareza muito necessária

A SEC e o governo dos EUA em geral sabe que existe um problema quando se trata de regulamentação de criptomoedas. Na maior parte, este regulamento é uma colcha de retalhos e falta clareza entre as agências.

O caso da Ripple Labs é um exemplo de onde a SEC em particular é criticada por sua falta de clareza e cooperação. Em 2015, a Ripple Labs liquidou as emissões de títulos com a Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), um órgão da tesouraria, e pagou multa. Ela também licenciou seu token XRP com o estado de Nova York como uma moeda digital.

No entanto, no dia 22 de dezembro de 2020, a SEC entrou com ações contra Ripple em relação a alegados US $ 1,2 bilhão em vendas de títulos não registrados da XRP. Ela também entrou com uma ação contra o ex-CEO da Ripple, Chris Larsen, e o CEO da moeda, Brad Garlinghouse, por outros US $ 600 milhões em vendas de títulos não registrados.

O caso trouxe comentários generalizados por causa do momento. O presidente cessante da SEC, Jay Clayton, deixou a Comissão poucos dias depois que os casos foram arquivados. No entanto, a falta de coordenação entre o Tesouro e a SEC nesse assunto também suscitou dúvidas. Garlinghouse observou que a Ripple opera no mercado há sete anos desde a decisão do FinCEN sem comentários oficiais da SEC.

Gensler a caminho?

A peça final do quebra-cabeça da SEC pode ser colocada em prática no início de março. No dia 2 de março, Gary Gensler compareceu perante o Senate Banking, Comitê de Habitação e Assuntos Urbanos. A sua nomeação dará um novo giro às ações da Comissão. O comitê perguntará a ele como ele pretende proceder com relação à criptomoedas, e as partes interessadas tanto dentro quanto fora de Washington, incluindo o BeInCrypto, estarão prestando muita atenção.

O artigo Alerta de risco sobre criptomoedas é emitido pela SEC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...