Depois do hack da exchange Bitrue, CEO da Binance anuncia novo sistema anti fraude
Changpeng Zhao (CZ) anunciou a criação de um sistema anti-fraudes que pode beneficiar o mundo das criptomoedas no combate ao ataque de hackers.
Depois do hack sofrido pela exchange Bitrue, o CEO da exchange Binance – Changpeng Zhao (CZ) – anunciou em sua conta no twitter o desenvolvimento de um “sistema antifraude” que estará disponível para todos em breve.
A exchange de criptomoedas localizada em Singapura, Bitrue, foi alvo de um hack que tirou 9,3 milhões em Ripple (XRP) e 2,5 milhões em Cardano (ADA) de suas carteiras quentes. Apesar do problema, a Bitrue voltou a ficar online em 24 horas.
A exchange também anunciou a compensação dos ativos digitais roubados para todos os seus clientes afetados.
O que foi comunicado como uma “sobrecarga do sistema”, exigindo manutenção temporária por cerca de 18 horas, acabou por ser um pesadelo para a Bitrue.
Em um comunicado oficial divulgado pela Bitrue, a exchange afirmou que “um hacker explorou uma vulnerabilidade no segundo processo de revisão da equipe de controle de riscos”, o que levou o hacker a acessar os fundos pessoais de cerca de 90 usuários no dia 27 de junho.
O hacker conseguiu acesso às carteiras e movimentou o equivalente a US$ 4 milhões. Os fundos roubados foram transferidos para as exchanges Huobi Global, Bittrex, ChangeNOW e Binance. Após o hack, as referidas exchanges foram notificadas, as quais congelaram os fundos e contas afetados.
A exchange complementou: “Estamos felizes em anunciar que os serviços de login e negociação estão ativos novamente na Bitrue.
Além disso, todas as contas de usuário afetadas pela violação tiveram seus ativos substituídos, conforme a apólice de seguro da Bitrue. Muito obrigado a todos que nos apoiaram”.
Se referindo ao ataque que sofreu a Bitrue, o CEO da Binance – Changpeng Zhao – anunciou o desenvolvimento de um “sistema antifraude”, que estará disponível para todos em breve. CZ complentou:
“A Binance bloqueará ativamente quaisquer fundos roubados que virem em nosso caminho. A chave é o relato rápido (da vítima) e o bloqueio em tempo real (das exchanges). Para este fim, desenvolvemos um sistema anti-fraude apenas para isso. Vamos disponibilizar para todos em breve, gratuitamente.”
Hacks em exchanges tem sido cada vez mais comuns. Quando um usuário transfere suas criptomoedas para exchanges elas não estão mais em sua posse. É sempre aconselhável não manter seus fundos em exchanges para evitar este tipo de transtorno.
Conforme reportado pelo Cointelegraph, a Binance anuncia a criação deste sistema anti-fraude pouco mais de um mês depois de ter sofrido um grande hack onde teve mais de 7.000 BTCs roubados.