Após isenção de taxas, negociações na Binance atingem alta em meio à combate ao ‘wash trading’

Exchange de criptomoedas zerou taxas de negociação do Bitcoin com 13 pares de stablecoins e moedas fiduciárias fazendo volume disparar e prometeu ferramentas de combate à especulação.

Apesar de os fatores macroeconômicos potencializarem os efeitos do inverno cripto com o Bitcoin (BTC) voltando a patinar em torno dos US$ 19,6 mil e com baixa de cerca de 4,5% em 24 horas de acordo com o que apresentava o mapeamento do CoinMarketCap na manhã desta terça-feira (12), a maior exchange de criptomoedas do mundo, a Binance, registrou a maior alta em seu volume de negociações desde março de 2020. 

Segundo a empresa, na última sexta-feira (8) o volume de transações na plataforma relativo a transações do par BTC/USDT, por exemplo, disparou para mais de 320 mil poucas horas depois do anúncio da empresa de zerar as taxas de negociação envolvendo o Bitcoin e 13 stablecoins e moedas fiduciárias. 

Para o CEO e fundador da exchange, Changpeng Zhao, o CZ, o aumento se deve ao fato de que uma parcela de usuários almeja conquistar benefícios VIP, concedidos por meio de altos volumes de negociação. 

CZ também se referia ao “wash trading”, que é quando grandes investidores vendem e compram ao mesmo tempo para inflar artificialmente os preços e causarem a impressão de que a demanda está alta, prática que ele prometeu combater. Em uma série de publicações no Twitter, ele disse que “pessoas normais não negociam com elas mesmas” e que: 

“Vamos excluir a negociação de BTC dos cálculos VIP. Vamos remover todos os incentivos para o ‘wash trade’. Publicaremos um anúncio com detalhes em breve”, disse. 

CZ acrescentou que “embora estes usuários possam utilizar múltiplas contas, a plataforma dispõe de inteligência artificial (IA) para detectar isso também e que possui os melhores talentos, embora não seja fácil implementar uma ferramenta automatizada para detectar o wash trading. 

A isenção de taxas começou a valer para negociação spot nos seguintes pares: BTC/AUD, BTC/BIDR, BTC/BRL, BTC/BUSD, BTC/EUR, BTC/GBP, BTC/RUB, BTC/TRY, BTC/TUSD, BTC/UAH, BTC/USDC, BTC/USDP e BTC/USDT. Na ocasião do anúncio, a Binance afirmou que, no caso de usuários VIP, o cálculo de volume negociado durante 30 dias envolvendo esses treze pares de negociação spot com taxa zero não será afetado, o que também vale para os provedores de liquidez qualificados, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...