Em liminar, Justiça argentina rechaça acordo da AFA com a Binance e determina cumprimento contratual com a Socios.com

Associação de Futebol Argentina (AFA) anunciou ‘o maior acordo da história’ com a Binance, mas teria se esquecido de seu contrato com a Socios.com

Um suposto “jogo duplo” da Associação de Futebol Argentina (AFA) esta semana foi parar nos tribunais. No caso um anúncio feito pela entidade máxima do futebol do país sul-americano referente a um acordo de cinco temporadas com a exchange de criptomoedas Binance, como plataforma oficial de troca de criptomoedas e patrocinadora global da AFA. 

O que foi classificado como “maior acordo da história” pela autoridade máxima do futebol argentino também concede à exchange o lançamento de um token exclusivo oficial do torcedor e exposição de kits de treino da Seleção Argentina de Futebol. O que inclui ainda naming rights dos torneios oficiais, no caso o direito de utilização do nome da corretora, Binance. 

Mas, a parceria entre a AFA e a Binance já foi questionada na Justiça, por suposta quebra de contrato. Pelo menos foi o que garantiu um comunicado da rival da Binance, a Chiliz, dona da plataforma Socios.com, anunciada em maio do ano passado como “parceira da AFA” para o lançamento do token ARG.

No comunicado a Chiliz e a Socios.com afirmam que conseguiram uma decisão liminar para que a AFA cumpra o contrato e esclarecem que:

Um Tribunal Comercial Nacional Argentino decidiu conceder o pedido do Socios.com e emitiu uma
liminar ordenando a Associação Argentina de Futebol (AFA) e Torneios e Competições S.A.
reconhecer os acordos firmados com o Socios.com, incluindo o Token de Fã, Patrocínio do
Seleção Nacional e Patrocinador de Nomeação, e abster-se de realizar qualquer ação, realizar qualquer
processo, ou aplicar qualquer medida que dificulte o exercício dos direitos exclusivos da Socios. 
 

Na ocasião da parceria firmada com a Socios.com em maio do ano passado,  a  Seleção Argentina sagrou-se como a primeira Federação Nacional a lançar um token de torcedor, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.

Em julho a AFA anunciou que tinha chegado a um acordo com a Chiliz para que o campeonato da Liga de Futebol Profissional (LPF) da Primeira Divisão da Argentina fosse denominado Torneo Socios. com, durante a temporada 2021-22.  O naming rights em favor da Socios.com foi relatado na ocasião ao Cointelegraph Espanhol, por meio de um comunicado.

Ainda que deva ser julgado em definitivo pela Justiça, o acordo com a AFA é a primeira parceria global da Binance com uma Federação Nacional de Futebol. Há alguns dias a exchange global de criptomoedas anunciou um acordo com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para a edição 2022 do maior torneio estadual do Brasil. Parceria que também prevê o desenvolvimento e comercialização de produtos inéditos exclusivos da competição, como NFTs e LiveNFTs, conforme também noticiou o Cointelegraph Brasil.
 

LEIA MAIS:

Você pode gostar...