Adam Back nega ter encontrado Satoshi Nakamoto para tomar cerveja

Early adopter do Bitcoin afirma que Adam Back tomou uma cerveja com Satoshi Nakamoto em Londres, mas ele nega categoricamente

De acordo com Marshall Hayner, um dos primeiros a adotar o Bitcoin (BTC), Adam Back tomou uma cerveja com Satoshi Nakamoto em Londres.

“Encontrei com ele uma vez”

Marshall Hayner, CEO da Metal Pay, contou ao Cointelegraph uma história que ouviu de Back em uma festa em Los Gatos há alguns anos. A festa foi realizada para comemorar a formação da Blockstream e seu bem-sucedido aumento de capital.

Hayner disse que foi convidado para a festa por Austin Hill, que era o CEO da Blockstream na época. A comunidade era pequena e muito unida, com apenas algumas poucas pessoas presentes. Alegadamente, depois de algumas bebidas, o tópico de Satoshi Nakamoto surgiu. Isso supostamente levou Back, que muitas vezes foi visto como um popular candidato a Satoshi, a dizer: “Sim, eu o conheci uma vez”. Quando pressionado para obter mais detalhes, Back teria se recusado a elaborar mais, afirmando:

Não quero falar muito. Mas ele é britânico e eu o conheci em Londres, fui ao pub e tomei uma cerveja. Eu acho que ele pode ser um MI6.

Hayner não se lembra de Back especificando quando essa reunião ocorreu, mas supõe que teria sido em algum momento entre 2009-2010. É interessante notar que os rumores se espalham há anos em relação ao Bitcoin originário de uma ou mais agências de inteligência.

Back e Maxwell negam

Hayner lembrou que vários indivíduos intimamente associados a Back e à Blockstream também estavam presentes. Entre eles estavam os mencionados Austin Hill e Gregory Maxwell, desenvolvedor de Bitcoin Core. A Cointelegraph entrou em contato com Back, Hill e Maxwell sobre sua lembrança dos eventos.

Back negou inequivocamente que ele já conhecera Satoshi Nakamoto e afirma que nunca contou essa história:

“Não, eu não teria dito isso, porque não é verdade; Até onde eu sei, ninguém (que não está inventando histórias) afirmou ter conhecido Satoshi pessoalmente. ” – Ele acrescentou: “Também não sei quem é Marshall Hayner e não interage com ele nesse tópico”.

A resposta de Maxwell ecoou a de Back. Ele confirmou estar presente na festa, mas negou ouvir esta história:

“Não me lembro de Adam ter dito algo assim, e eu me lembraria se tivesse ouvido: teria sido inconsistente com tudo que já ouvi Adam dizer sobre o assunto antes ou depois, e também inconsistente com meu compreensão da história do Bitcoin (acredito que, até onde sabemos, ninguém na comunidade conheceu Satoshi). ”

Maxwell também acrescentou que consultou seu parceiro, que também estava presente na festa. Eles também não se lembraram dessa conversa.

Hill não respondeu aos pedidos de comentários do Cointelegraph.

Por que Satoshi encontraria alguém?

Antes de recontar essa história para nós, Hayner disse que não há como Adam Back a reconhecer. Se a lembrança de Hayner for precisa, esse seria o primeiro “avistamento” confirmado de Satoshi. Embora Back não corrobore a suposta lembrança de Hayner, a história parece confirmar as origens britânicas muitas vezes postuladas do criador do Bitcoin.

Se Satoshi quisesse conhecer alguém da comunidade de criptografia pessoalmente, talvez para mostrar sua gratidão, não haveria muitos candidatos melhores que Back, cujo Hashcash serviu como um dos principais blocos de construção do Bitcoin.

O Cointelegraph recebeu um e-mail de Austin Hill, no qual, em termos inequívocos, negou a conta de eventos de Hayner, chamando sua história de “besteira”. Hill observou que desde o início, a equipe da Blockstream concordou em não especular sobre a identidade de Satoshi, uma vez que “contrariava os ideais de cypherpunk”. Ele afirmou que, de acordo com o seu conhecimento, Back nunca se desviou dessa política e, se o tivesse feito, teria “levado Adam a trabalhar por violar a política”.

LEIA MAIS

Você pode gostar...