Accenture assina contrato de identidade blockchain com players de Canadá, Holanda e da aviação
Um executivo sênior da empresa revelou que um acordo está a semanas de se tornar oficial depois de mais de um ano de trabalho preliminar.
A gigante global de contabilidade Accenture assinará um acordo formal com Canadá, Holanda e outras partes para usar blockchain na identificação de viajantes. O diretor-gerente de mercados de capitais da empresa, David Treat, confirmou a novidade na conferência Synchronize Europe, realizada em Londres, em 18 de junho, que contou com a participação de um correspondente do Cointelegraph.
Parte de suas atividades em expansão no setor de blockchain, a Accenture fará uma parceria com os governos canadense e holandês, bem como com Air France-KLM, Air Canada e vários aeroportos sob um novo acordo.
Treat ratificará pessoalmente o acordo, chamado “Identidade Digital do Traveler Conhecida”, que visa adaptar as experiências dos viajantes usando dados biometria, em cerca de duas semanas.
“Se eu puder usar minha identidade controlada pelo usuário, decido o que realmente quero compartilhar, para que eu possa obter um serviço altamente personalizado. Eu quero compartilhar aspectos de minhas preferências, minha identidade com esses […] players em minha jornada, posso ter um serviço melhor?”, explicou ele durante uma apresentação.
O lançamento da identidade baseada em blockchain permitirá efetivamente aos viajantes informar antecipadamente ao controle alfandegário e fronteiriço de seus dados biométricos, juntamente com um itinerário de seus movimentos.
O esquema surgiu originalmente no início de 2018, próximo ao Fórum Econômico Mundial, com autoridades destacando a necessidade de coordenar os dados dos viajantes.
“A inovação é fundamental para melhorar a competitividade global, a mobilidade e a produtividade”, comentou o ministro dos Transportes do Canadá, Marc Garneau, à época. Ele acrescentou:
“A alavancagem de novos avanços tecnológicos pode apoiar abordagens baseadas em risco para segurança pública, tornando as viagens aéreas mais eficientes e melhorando a experiência de viagem.”
A Blockchain já teve outras incursões na aviação em particular, com a Air France-KLM e a própria Accenture destacando seu potencial.