Accenture e Digital Dollar Foundation testarão o CBDC dos Estados Unidos ainda este ano

Cinco programas-piloto coletarão dados sobre um dólar digital nos Estados Unidos nos próximos 12 meses.

A empresa Fortune 500, Accenture, se associou à Digital Dollar Foundation para conduzir testes de Moeda Digital do Banco Central, ou CBDC, nos Estados Unidos.

Anunciado na segunda-feira, 3 de maio, o recém-formado Digital Dollar Project realizará cinco programas piloto CBDC nos próximos 12 meses. O objetivo do projeto é gerar dados para informar os legisladores dos EUA sobre como desenvolver uma moeda digital doméstica.

O Projeto Dólar Digital lançará três programas piloto nos próximos dois meses, gerando dados sobre os benefícios funcionais, sociológicos e comerciais de uma moeda-verde digital.

A Al Jazeera relata que o ex-presidente da Commodity Futures Trading Commission e cofundador da Digital Dollar Foundation, Christopher Giancarlo, enfatizou a falta de dados dos EUA sobre o CBDC:

“Há conferências e artigos sendo publicados todas as semanas em todo o mundo sobre CBDCs com base em dados de outros países. O que não existe são quaisquer dados reais e testes dos Estados Unidos para informar esse debate. Estamos tentando gerar esses dados do mundo real”

No entanto, o Fed está adotando uma abordagem cautelosa como guardião da moeda de reserva mundial, acrescentou o relatório, com o presidente Jerome Powell respondendo que é muito mais importante obter um dólar digital correto do que ser rápido.

Giancarlo rebateu que Powell estava correto em ser cauteloso, mas advertiu que os EUA poderiam ficar ainda mais para trás enquanto a China avança com seus próprios testes e implantação de CBDC.

Enquanto o Federal Reserve dos EUA conduz pesquisas sobre a tecnologia e os aplicativos para um CBDC, os Estados Unidos ficam atrás das iniciativas de moeda digital atualmente em andamento em várias outras jurisdições.

O banco central da China e os principais bancos estatais recentemente se prepararam para testar o yuan digital para um festival de compras em 5 de maio.

A Accenture também trabalhou em vários projetos CBDC em outros países, incluindo Canadá, Cingapura, França e Suécia – que já concluiu a primeira fase de seu piloto.

De acordo com um estudo do Banco de Compensações Internacionais, 80% dos bancos centrais do mundo já estão pesquisando moedas digitais emitidas por bancos centrais.

LEIA MAIS

Você pode gostar...