A taxa de dominância do Bitcoin acelera, mas não tem força para romper
Embora o Bitcoin Dominance Rate (BTCD) tenha aumentado na semana passada, ainda não se moveu acima de um nível de resistência crucial, abaixo do qual a tendência ainda é considerada de baixa.
Em setembro de 2019, o BTCD atingiu uma alta de 73,02%, mas tem caído sob uma linha de resistência descendente desde então.
A taxa agora caiu abaixo da área de 62%, uma zona que atuou como resistência duas vezes em 2018 e 2019 e, posteriormente, como suporte em janeiro de 2020.
Domínio do Bitcoin em uma situação difícil
Se o BTCD não recuperar essa área, isso sugeriria que ela voltou para a faixa anterior e poderia cair para 53%.
Os indicadores técnicos mostram alguns sinais de reversão. Há uma divergência de alta no RSI semanal, que também está dentro de sua região de sobrevenda. Da última vez que houve divergência, ainda que baixista, a taxa acabava de atingir o citado topo de 72% e iniciou a atual queda. No entanto, essa foi uma divergência tripla, enquanto a ocorrência atual é dupla.
Nem o MACD nem o Oscilador Estocástico estão dando qualquer sinal de reversão. Pelo contrário, o último rejeitou uma cruz positiva.
Bitcoin precisa vencer forte resistênia
A trader de criptomoeda @ anbessa100 postou um gráfico de dominância do Bitcoin que mostra que a taxa tem se movido para cima desde que atingiu a mínima de 59% na semana passada. No entanto, ela prevê que a taxa em breve atingirá a resistência e diminuirá.
A taxa de dominância do Bitcoin também tem seguido uma linha de resistência descendente de curto prazo, que está em vigor desde maio. A linha também é fortalecida pela média móvel de 50 dias (MA), que rejeitou a taxa cinco vezes até o momento.
Os indicadores técnicos são mistos. O oscilador estocástico fez uma cruz positiva e está subindo, mas ocorrências semelhantes nos últimos dois meses não produziram ganhos significativos. O RSI gerou alguma divergência de baixa oculta.
Portanto, não há dados suficientes para indicar que é provável que ocorra uma reversão.
Relação com o BTC
O gráfico de curto prazo é de baixa. O BTCD começou a cair depois que o RSI gerou divergência de baixa. O MACD também está caindo e o Oscilador Estocástico fez uma cruz negativa.
Se o nível de 0,618 de Fibo da alta recente (60,10%) não conseguir segurar o preço, isso reduziria muito as chances de retomada do movimento de alta, enquanto uma queda abaixo de 59% quase confirmaria que a taxa está caindo.
Desde a rápida queda no início de setembro, o BTCD vem caindo gradualmente enquanto o preço sobe.
No entanto, como o BTC começou a subir em uma taxa acelerada, o BTCD também começou a aumentar.
Esta é uma ocorrência comum, em que movimentos bruscos no preço do BTC fazem com que o BTCD aumente, enquanto a consolidação de preços faz com que caia.
O preço do Bitcoin é mostrado no gráfico abaixo em azul:
Para concluir, a taxa de dominância do Bitcoin deverá atingir a resistência em breve e reverter sua tendência de alta.
Para a análise mais recente de Bitcoin (BTC) do BeInCrypto, clique aqui!
O artigo A taxa de dominância do Bitcoin acelera, mas não tem força para romper foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.