A revolução da exchange descentralizada da Binance

Recentemente a Binance lançou a sua exchange descentralizada (DEX) e apesar do começo lento, ela vem tomando forma com mais pares sendo adicionados a cada dia, especialmente por conta dos tokens atrelados a criptomoedas que estão sendo criadas na Binance Chain.

O que são tokens atrelados a criptomoedas?

Eles funcionam como o Tether (USDT) que, supostamente, é atrelado em 1:1 com o USD, ou seja, para cada 1 USDT criado, existe 1 dólar. É muito difícil averiguar se a reserva de USD corresponde ao número de tokens, já que tal montante está em contas bancárias.

Com criptomoedas todos podem visualizar se o atrelamento está correto ou não devido a transparência da blockchain.

Qual o motivo da criação de tais tokens?

A exchange descentralizada da Binance roda em sua própria blockchain, então apenas tokens criados nela podem ser negociados na exchange. Caso apenas os tokens nativos da Binance, a exchange não atrairia tantos olhares afinal já conhecemos DEX criadas na rede Ethereum que funcionam desta forma.

A primeira criptomoeda atrelada foi o BTC, o token é chamado de BTCB, que servirá como um dos pares principais para negociações, ao lado do BNB e do USDSB que é um token atrelado ao USDS que por sua vez é atrelado ao USD, e o USD? Bom, o USD não é atrelado a nada (isso daria um meme).

Além disso outras moedas já foram listadas, como a Tomochain e a Spendcoin que ainda é um token Ethereum pois não lançou a sua blockchain. Todos os tokens atrelados a alguma moeda levarão a letra B no final do ticker, como por exemplo: BTCB, USDB, TOMOB, SPNDB, etc. Vale lembrar que muitos tokens já migraram por definitivo da rede Ethereum para a Binance Chain.

Como uma moeda é listada na DEX?

A equipe da moeda precisa criar um tópico no fórum da Binance propondo a listagem da moeda, como você pode ver aqui, há vários projetos tentando a aprovação. Após isso, a equipe precisa depositar 1000 BNB, caso a moeda seja aceita, então esses 1000 BNB são devolvidos a equipe e em seguida a moeda é listada.

Passos necessários para listagem

Quem decide quais projetos são aprovados ou não são os Validadores da Binance Chain, um validador pode se posicionar com Sim, Não, Não com Veto ou Abster-se. Um processo bem mais aberto do que o método usado pelas exchanges centralizadas.

Ao contrário das DEX feitas no Ethereum, a Binance DEX está buscando trazer todas as criptomoedas para a sua exchange, e não apenas tokens nativos, além disso a Binance Chain suporta muito mais transações por segundo (TPS) do que o Ethereum, podendo finalmente fazer com que uma exchange descentralizada reine em meio a tantos anos de centralização.

Saiba mais em A revolução da exchange descentralizada da Binance

Você pode gostar...