‘Uma porrada’: especialistas comentam se Solana acabará com a saída de dois grandes projetos
Migração completa de DeGods e ponte da y00ts para a Polygon têm grande impacto negativo, mas não é o fim da blockchain
As coleções de NFTs y00ts e DeGods são as duas maiores da Solana em termos de volumes negociados. Recentemente, ambas anunciaram movimentações para outras blockchains: enquanto a DeGods migrará completamente para o Ethereum, a y00ts terá uma ponte para a Polygon.
Considerando a relevância que NFTs possuem para o ecossistema Solana, entusiastas começaram a se perguntar se esse seria um indicador de que a rede se encaminha para seu fim. Especialistas ouvidos pelo Cointelegraph Brasil apontam que, embora a saída das coleções seja um baque para a Solana, a blockchain tem tudo para seguir de pé.
Um momento ruim
Na última semana, o marketplace de NFTs Magic Eden representou quase 20% de todo o volume negociado dentro da blockchain Solana, apontam dados das plataformas DappRadar e DefiLlama. Além disso, é válido ressaltar a maturidade do mercado de tokens não-fungíveis da rede, cujo total de vendas nos últimos 30 dias é quase quatro vezes superior à Polygon, indicam dados do CryptoSlam.
Imagem: maiores blockchains em vendas de NFTs/CryptoSlam
Mesmo com o forte ecossistema de NFTs, contudo, a Solana não passa por um bom momento. Nos últimos 90 dias, o valor total alocado (TVL, na sigla em inglês), o número de transações e o número de endereços ativos da blockchain tiveram as piores quedas entre os maiores projetos em valor de mercado, segundo dados do GokuStats.
Para Lugui Tillier, CCO da Lumx Studios, as movimentações das maiores coleções de NFTs da Solana para fora do ecossistema podem agravar o momento ruim do projeto. “Muitos boatos negativos envolvendo a Solana têm circulado, principalmente após a queda de FTX. Essa informação concreta e negativa pode piorar a situação, embora não seja possível dizer com precisão o quão pior seria.”
Tillier destaca que o projeto DeGods, além de ser uma das maiores coleções de tokens não-fungíveis da Solana, é também um caso influente no mercado Web3 como um todo. Esse é mais um motivo que pode deixar desenvolvedores de projetos e detentores da criptomoeda SOL apreensivos quanto ao futuro da rede.
Bernard Pedra, analista de fundos do Mercado Bitcoin, compartilha da visão de que a saída de ambas as coleções pode ter um forte impacto no ecossistema Solana. “Metade do volume semanal do Magic Eden, por exemplo, está relacionado às coleções y00ts e DeGods. Isso mostra como as movimentações podem impactar a Solana”, diz Pedra.
É o começo do fim para a Solana?
Apesar de acreditar que a saída total da coleção DeGods seja “uma porrada” no ecossistema Solana, Bernard Pedra, do Mercado Bitcoin, não acredita que este é o fim da Solana. “É um golpe forte, a rede vai sentir, mas existem outras coleções que podem ocupar esse lugar”, afirma.
Pedra destaca que a rede possui outros projetos envolvendo NFTs focados na construção de comunidades, ponto que é muito positivo. Como exemplo, ele menciona as coleções Okay Bears, Degen Ape Academy e Aurory, além de jogos voltados à Web3 que ainda podem se beneficiar da velocidade da Solana.
“Um caso parecido foi quando surgiram boatos de que a coleção Bored Ape poderia sair do Ethereum e adotar uma rede própria, após os altos custos de gas vistos na venda dos NFTs Otherdeeds.”
Espaço para a Polygon
Apesar de firmar parcerias com marcas como Starbucks, Disney e Nike, o volume de NFTs negociados na rede Polygon, dentro do OpenSea, caiu 71,64% nos últimos sete dias. O valor total de vendas de NFTs na sidechain do Ethereum também deixa a desejar, estando quase quatro vezes abaixo do total da Solana. Esse cenário, no entanto, pode mudar.
Lugui Tillier, da Lumx, acredita que a adesão de grandes marcas muda a percepção de valor sobre a Polygon, e beneficia a rede no longo prazo. “Com o movimento positivo da Polygon, aliado ao momento ruim da Solana, acredito que a cadeira de melhor rede alternativa para emissão de NFTs passará a ser ocupada pela sidechain do Ethereum”, avalia.
Bernard Pedra, do Mercado Bitcoin, concorda que o cenário atual esteja propício para que a Polygon se torne ainda mais relevante no mercado de tokens não-fungíveis. Ele vê, porém, a blockchain Flow como a concorrente direta da Polygon.
“A Polygon tem feito hoje o que a Flow se propôs a fazer, que é embarcar grandes marcas no mercado de tokens não-fungíveis. Acredito que ela vai tirar volume da Flow e, consequentemente, ultrapassar a Solana. Mesmo assim, não vejo Polygon e Solana como concorrentes, essa é uma relação que vejo mais entre Polygon e Flow”, conclui Pedra.
Leia mais: