Um novo jogador na guerra da escalabilidade do Ethereum? Chainlink encontra terreno fértil no xDai

Enquanto as taxas do gás no Ethereum permanecerem altas, os DApps podem ser forçados a escolher a praticidade em vez de ideologia.

Os oráculos da Chainlink (LINK) chegaram ao xDai, uma sidechaindo Ethereum (ETH), cuja adoção crescente entre os desenvolvedores DApp que não podem se dar ao luxo de permanecer no mainnet do Ethereum.

Conforme anunciado pela Chainlink na quinta-feira, seus feeds de preços estão ativos na rede xDai, oferecendo dados de preços para um conjunto inicial de pares de negociação, incluindo LINK / USD, AAVE / USD, DOT / USD e SUSHI / USD. Outros pares podem ser adicionados rapidamente se houver demanda, segundo a empresa.

A integração foi concluída pelo Protofire, um workshop de desenvolvimento e validador xDai. A equipe recebeu uma concessão da comunidade Chainlink para portar os oráculos nativos da Chainlink para o xDai, incluindo um adaptador de ponte de token que permite pagamentos LINK nativos para a funcionalidade do oráculo.

A integração dos feeds de preços da Chainlink é a última de uma série de notícias positivas sobre a adoção do projeto xDai. A rede já hospedava grandes DApps baseados em Ethereum, como Perpetual Protocol, uma plataforma de derivados, e Omen, um mercado de previsão desenvolvido pela Gnosis. A inclusão de oráculos da Chainlink remove uma grande barreira para projetos que dependem deles, potencialmente abrindo o xDai para mais DApps que desejam escapar da congestionada rede principal do Ethereum.

A descentralização é boa, mas não vai pagar pelo gás

xDai é uma cadeia lateral relativamente centralizada protegida por um conjunto independente de validadores. Sidechains são um tipo de cadeia em que um blockchain autônomo usa o token de outro como moeda nativa para pagar taxas de transação – no caso do xDai, esse token é o Dai da MakerDAO. A arquitetura une as economias dos dois ambientes, mas o sidechain é uma entidade completamente independente com suas próprias regras de segurança.

Na comunidade Ethereum, o xDai é comumente conhecido como uma solução de segunda camada centralizada. Foi lançado pela Rede PoA, um projeto cujo nome sugere diretamente a centralização – Prova de Autoridade é o nome um tanto eufemístico de um modelo de consenso em que os validadores são escolhidos por pessoas de dentro do projeto, em vez de uma comunidade.

A rede xDai, desde o seu lançamento, fez a transição para um modelo de prova de aposta muito semelhante ao usado pela EOS ou Binance Smart Chain. O número total de validadores nunca pode exceder 19, em comparação com as dezenas de milhares de validadores na cadeia de balizas da Ethereum. O benefício que essa arquitetura oferece é uma escalabilidade mais rápida, com o xDai oferecendo 70 transações por segundo anunciadas para transferências de token simples.

Em uma conversa ao Cointelegraph, Friederike Ernst, diretor de operações da Gnosis, concordou que o xDai é um tanto centralizado:

“Não é tão descentralizado quanto o mainnet, nem é preciso dizer. Obviamente, esses são para casos de uso muito diferentes: você não quer fazer coisas no xDai onde você precisa das garantias de consenso econômico das primeiras camadas. Para muitas coisas, você realmente não precisa delas. ”

O fascínio do xDai vem em parte de sua compatibilidade quase plug-and-play com Ethereum. Seu OmniBridge permite mover qualquer token para xDai e vice-versa, enquanto sua arquitetura blockchain é quase idêntica ao Ethereum. Isso torna muito fácil portar DApps ou elementos de infraestrutura como oráculos.

A preocupação com a centralização parece não ser suficiente para impedir a adoção. A Chainlink se vê seguindo a demanda do desenvolvedor, com Johann Eid, chefe de integrações da Chainlink Labs, dizendo ao Cointelegraph que “os desenvolvedores de contrato inteligentes devem ter a opção de trabalhar com a rede que for mais adequada para seu caso de uso”.

Para Omen, a decisão de abrir uma loja no xDai foi uma questão de necessidade imediata, Ernst explicou:

“Para a maioria das coisas, os custos do gás superam as desvantagens de estar em uma cadeia de PoA. E o fato é que, embora as pessoas estejam apostando em muitas soluções da segunda camada, muito poucas delas estão em produção.

Variedade

A crescente adoção do xDai ou Binance Smart Chain está aparentemente em desacordo com a preferência da comunidade cripto pela descentralização. Os fãs de Ethereum costumam acreditar que a prevalência de DeFi no blockchain é o resultado de sua arquitetura mais descentralizada e espírito de comunidade. Na verdade, o aumento no uso de blockchains como Tron ou BSC ocorreu depois que ficou claro que o Ethereum não conseguia lidar com sua carga.

Ao mesmo tempo, a descentralização parece não ser suficiente por si só. Por exemplo, o blockchain mais parecido com o Ethereum que existe é o Ethereum Classic, que foi formado por uma comunidade que acreditava que o Ethereum não era descentralizado o suficiente. Não conseguiu atrair quase nenhum interesse dos desenvolvedores DApp.

Soluções mais centralizadas têm um grande benefício – elas funcionam. As soluções de segunda camada com base em rollup ainda estão em desenvolvimento, com o Optimistic Rollups sendo o mais próximo do lançamento. Ernst não estava particularmente entusiasmado com o período de espera de retirada de uma semana, no entanto. “Sou um grande fã de zkRollups. Lá você não tem as limitações de retirada, mas a tecnologia não foi desenvolvida o suficiente. ”

“Em última análise, é uma troca entre as garantias de segurança mais altas oferecidas pelo Ethereum e a usabilidade, inovação, velocidade e economia de custos agora nas cadeias laterais L2”, disse um porta-voz da xDai ao Cointelegraph. Enquanto as taxas do gás no Ethereum permanecerem altas, os DApps podem ser forçados a escolher a praticidade em vez de ideologia.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...