A atualização do Ethereum pode significar o fim das altcoins?
Em breve, o Ethereum lançará sua atualização Dencun, porém, nem todos os projetos dentro de seu ecossistema conseguirão sobreviver.
O Ethereum está questionando alguns de seus tokens
O Ethereum está se preparando para o lançamento da tão esperada atualização Dencun, que estará disponível para o público em 13 de março. Mesmo que esta atualização reduza as taxas de transação em até dez vezes, ainda assim grandes tokens em seu ecossistema serão ameaçados.
Conforme reportado pela Forbes, a utilidade da blockchain de camada 2 do Ethereum será comprometida quando o Dencun for implementado. Embora tenha sido principalmente utilizada para aliviar o congestionamento na rede, passará a ser apenas espaço excedente para os projetos. Surge então a questão: os projetos e seus tokens hospedados ali serão abandonados?
Os especialistas consultados têm opiniões divergentes sobre esse assunto. Os projetos derivados dos zk-rollups podem estar em risco por ainda serem muito experimentais ou pouco adotados. Apenas os tokens Polygon (MATIC) e Immutable (IMX) parecem estar no caminho certo para prosperar, graças aos seus próprios ecossistemas e um serviço de jogos, respectivamente.
A Optimism (OP) e a Arbitrum (ARB) também são vistos como potenciais vencedores no futuro. Eles se destacam da concorrência devido à sua estratégia de expansão além da camada 2.
O gestor de portfólio da Pantera Capital, Cosmo Jiang, está confiante de que os projetos L2 não precisam se preocupar. A atualização do Ethereum vai apenas tornar as transações ainda mais acessíveis, com um possível aumento de público como consequência.
Camada 1 como a verdadeira estrela?
Se todos os tokens da camada 2 do Ethereum não estiverem todos no mesmo barco, fica claro que é o ETH quem deve sair por cima nesta situação. Além da redução de taxas, muitos outros eventos estão chamando a atenção dos investidores, especialmente com a chegada dos próprios ETFs do Ethereum.
Da mesma forma, o público está ansiosamente aguardando a valorização da criptomoeda em torno de US$ 3.000. Além disso, isso poderia acontecer mais rápido do que o esperado. Enquanto isso, os analistas acreditam que uma desaceleração na ascensão do Bitcoin deve aumentar a popularidade do Ethereum tanto quanto das altcoins.
Moral da história: o Ethereum, tipo um deus entre os mortais, separa o joio do trigo.
O artigo A atualização do Ethereum pode significar o fim das altcoins? foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.