Gensler faz discurso anti-cripto em sua “despedida” da SEC
Gary Gensler, atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), fez um discurso nesta quinta-feira defendendo fervorosamente suas rigorosas políticas regulatórias contra a indústria de cripto. O presidente eleito Donald Trump prometeu demitir Gensler, que pareceu aceitar sua saída.
Gensler continua desafiadoramente crítico da indústria de cripto, chamando-a de um campo de “danos significativos aos investidores”.
Gensler fez discurso de despedida?
Em uma recente aparição pública, o presidente da SEC Gary Gensler proferiu o que pareceu ser um “discurso de despedida”. Gensler começou com o tema da “administração eficaz” e a história das leis de valores mobiliários nos EUA. Ele então prosseguiu para defender suas políticas regulatórias, que se tornaram um ponto crítico de dor para a indústria de cripto nos EUA ao longo dos anos.
Este é um campo em que, ao longo dos anos, houve significativo dano aos investidores. Além disso, de investimentos especulativos e possível uso para atividades ilícitas, a grande maioria dos ativos de cripto ainda não comprovou casos de uso sustentáveis, disse Gensler.
O contexto para este discurso é muito claro, já que o novo presidente eleito, Donald Trump, prometeu demitir Gensler como presidente da SEC. A equipe de transição de Trump já está considerando três candidatos pró-cripto para substituir Gensler em janeiro.
Além disso, Trump fez uma série de promessas para revolucionar a regulamentação de cripto nos EUA. Estas visarão tanto os reguladores federais quanto o legislativo. Mesmo que Trump não possa demitir Gensler diretamente, sua visão para a aplicação de cripto está concluída.
Uma abordagem polêmica para a política cripto
Desde que a SEC aprovou ETFs de Bitcoin, a hostilidade de Gensler enfrentou maior resistência de outros funcionários do governo. A atitude do país em relação às regulamentações positivas de cripto mudou, com suporte bipartidário crescente no eleitorado. No entanto, Gensler manteve sua postura agressiva.
Gensler afirmou que as ações relacionadas a cripto constituíram 5-7% de todos os esforços de aplicação da SEC desde 2021. No entanto, apesar de mirar a indústria dessa maneira, ele acrescentou que a Comissão focou em “cerca de 10 mil ativos digitais” além de Bitcoin, Ethereum ou stablecoins. “Isso é menos de 20% do mercado de cripto atual e menos de um quarto de um por cento dos mercados de capital mundiais”, disse.
Nem todo ativo é um título. O antigo presidente Clayton e eu dissemos que o bitcoin não é um título, e a Comissão nunca tratou o bitcoin como um título, reforçou.
De suas palavras finais, parece evidente que Gensler está se preparando para renunciar ou de outra forma deixar a SEC.
O que descobrimos desde a década de 1930 é que a conformidade importa. Ela protege os investidores. Ela cria confiança em nossos mercados de capital. Ela ajuda os emissores a explorar nossos mercados. A história tem mostrado por 90 anos que uma regulamentação robusta de valores mobiliários cria confiança nos mercados e promove a inovação, afirmou ao final do discurso.
No entanto, se Gensler desejar continuar trabalhando com a indústria durante a presidência de Trump, ele já até recebeu proposta de emprego. Justin Sun ofereceu uma posição para ele na Tron.
Tenho orgulho de ter servido com meus colegas na SEC que, dia após dia, trabalham para proteger as famílias americanas nas estradas das finanças”, concluiu Gensler.
O artigo Gensler faz discurso anti-cripto em sua “despedida” da SEC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.