‘Vende-se avião. Único dono.’ Portugal retoma desestatização da TAP em 2025

Avião da TAP decola de aeroporto de Dublin, na Irlanda
26/03/2021 REUTERS/Clodagh Kilcoyne

O governo de Portugal planeja retomar a venda da companhia aérea TAP em 2025, disse o ministro da Infraestrutura do país, após receber interesse de mais de uma dúzia de potenciais compradores.

O governo anterior do Partido Socialista aprovou a privatização de pelo menos 51% da TAP em setembro de 2023, mas a venda não avançou porque Portugal realizou eleições antecipadas em março, vencidas por uma aliança de centro-direita.

“Vamos iniciar o processo de privatização da empresa em 2025 e, para isso, ouvimos todas as partes interessadas”, disse Miguel Pinto Luz.

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O ministro disse a uma comissão parlamentar na noite de quinta-feira que a TAP “também tem se vindo a fortalecer em termos financeiros, com resultados operacionais em linha ou superiores aos de seus pares europeus”.

“Seja qual for o modelo final de privatização”, disse Pinto Luz, a marca TAP e seu ‘hub’ de Lisboa serão mantidos, acrescentando que “as rotas estratégicas para a diáspora portuguesa”, que inclui Brasil, Angola, Moçambique e Estados Unidos, não serão reduzidas.

O primeiro-ministro de Portugal , Luís Montenegro, que já tinha insistido na privatização total da TAP, sinalizou há um mês que uma venda parcial era uma possibilidade.

Pinto Luz disse que “houve manifestações de interesse de mais de uma dezena de partes interessadas nacionais e internacionais”, inclusive de fora da Europa.

O governo confirmou reuniões com a Air France-KLM, Lufthansa e British Airways.

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A Reuters informou em setembro que a Lufthansa estava interessada numa participação de 19,9% na TAP, abaixo do limite de 20% que exigiria aprovação da Comissão Europeia.

A Air France-KLM está aberta a várias opções, incluindo a compra de uma participação minoritária, informou a Reuters.

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