Flappy Bird vai voltar com NFT e criador nega vender direitos

Dez anos depois, um dos games móveis que definiu o conceito de viralidade está de volta – e terá NFT. Entretanto, o criador do Flappy Bird já esclareceu que não tem nada a ver com isso.

O game para iOSe Android foi febre em 2014 e provocou uma febre que culminou, inclusive, em uma crise mental em seu criador.

Flappy Bird, o retorno

A saga do Flappy Bird começou em 2024. Seu criador, Dong Nguyen, do Vietnã, lançou o game para dispositivos móveis com a premissa de um loop de gameplay simples, porém altamente viciante.

O game faturava milhares de dólares por dia quando Nguyen o retirou do ar. “Posso chamar Flappy Bird de um sucesso meu. Mas ele também arruína minha vida simples. Então agora eu o odeio”, disse.

Leia mais: 5 altcoins para observar em setembro de 2024

O retorno do app foi possível graças à organização Flappy Bird Foundation. A entidade surgiu em 2023, com a liderança de “uma equipe dedicada de fãs apaixonados e veteranos da indústria que compartilham um profundo amor por Flappy Bird e buscaram resgatar a jogabilidade e a propriedade intelectual icônicas para a comunidade de mais de 100 milhões de entusiastas”.

Um dos nomes por trás da Fundação é o fundador da 1208 Productions, Michael Roberts. A empresa desenvolve games para mobile compatíveis com NFT e criptomoedas. Esses recursos também devem estar presentes no novo Flappy Bird.

Guerra de propriedade intelectual

O primeiro passo para o retorno do Flappy Bird foi a aquisição da marca registrada. A Fundação comprou os direitos autorais do game da Gametech Holding LLC.

Esta empresa, por sua vez, adquiriu a marca através de uma manobra jurídica. Ela alegou em um tribunal dos EUA que Nguyen não respondeu a vários avisos de marca registrada e pediu o abandono da patente.

Ou seja, o escritório de marcas e patentes dos EUA tentou entrar em contato com Nguyen, mas ele não respondeu aos pedidos. O tribunal, em seguida, aquiesceu a esse pedido.

O novo Flappy Bird, aliás, não menciona Nguyen em nenhum momento. O criador original, entretanto, encerrou o silêncio nas redes sociais para esclarecer que “não vendeu nada” e que também “não apoia cripto”.

A nova versão do Flappy Bird deve chegar às lojas de aplicativos no final de outubro de 2024.

O artigo Flappy Bird vai voltar com NFT e criador nega vender direitos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...