Camada 2 fecha o semestre em alta: entenda os motivos

As redes de Camada 2 (L2) registraram um aumento significativo de endereços exclusivos no primeiro semestre de 2024.

Os principais ajustes na rede, incluindo a redução da taxa de transação, e as mudanças na governança do protocolo são alguns dos principais motivos por trás do crescente interesse.

O otimismo brilha no crescimento de endereços L2

A plataforma de análise de dados Coin98 Analytics destaca um crescimento significativo no número de endereços exclusivos entre os blockchains em rede de Camada 2. Os blockchains BNBChain, Polygon e Ethereum continuam a liderar o grupo com o maior número de endereços, segundo os dados.

Além disso, a L2 Optimism da Ethereum se destaca, registrando o maior número de novos endereços, com mais de 58,4 milhões desde janeiro. Isso representa um aumento de 64% nos últimos seis meses. Dessa forma, o fluxo líquido de sete dias no blockchain foi de mais de US$ 56 milhões em 29 de junho.

Leia mais: O que é Optimsim? Tudo o que você precisa saber

Total de endereços exclusivos da Rede secundária
L2 Total de endereços únicos, Fonte: Coin98 Analytics

O resultado coincide com o lançamento da Temporada 6 da Governança do Optimism, anunciado pelo órgão dirigente da rede, o Optimism Collective. Com essa iniciativa, sua comunidade, incluindo os desenvolvedores, promulgará conjuntamente melhorias para a rede com base no tema “Otimização para apoiar a Superchain”.

Os princípios básicos da sexta temporada incluem metas de descentralização, crescimento da Superchain com mais redes e promoção de desenvolvedores de aplicativos na cadeia. Assim, o compromisso da plataforma em aprimorar a experiência do usuário e promover o envolvimento da comunidade tem sido fundamental para atrair mais participantes da rede.

Além disso, outras menções notáveis nas métricas do número de endereços exclusivos incluem Mantle, Scroll e Linea, que registraram aumentos de mais de 380%, 235% e 212%, respectivamente.

BNB, Ethereum e Polygon lideram o grupo

Embora o ajuste de governança tenha sido o suficiente para o blockchain Optimism, as alterações nas taxas de rede foram um bom presságio para outros ecossistemas, incluindo o BNB Smart Chain. O blockchain do BNB está liderando o grupo com um prolífico número de 458,7 milhões de novos endereços exclusivos em 30 de junho. Esse crescimento foi alcançado por meio da solução opBNB L2, que melhora o desempenho e a escalabilidade da rede.

Além disso, o BNB ajustou suas taxas de rede por meio da ativação bem-sucedida do BEP 336 Haber Hardfork, proporcionando uma redução de 90% nas taxas de transação. A atualização introduziu transações de transporte de blob, otimizando os recursos de armazenamento e processamento de dados da rede.

Assim, com a redução significativa dos custos de disponibilidade de dados para soluções L2 na BNB Smart Chain, as transações se tornam mais econômicas e acessíveis. Isso aumenta a eficiência geral do ecossistema, posicionando a BNB Chain entre as plataformas mais econômicas para usuários e desenvolvedores.

Leia mais: Guia para iniciantes sobre rede de Camada 2

Assim como a BNB Smart Chain, as taxas reduzidas da Ethereum também são cortesia dos blobs após a implementação do Upgrade EIP-4844 (Proto-Danksharding). O modelo de transação de blobs libera espaço na rede principal e reduz as taxas nas redes L2.

A posição da Polygon na linha de frente do pacote ocorre porque a rede oferece uma solução de dimensionamento de várias cadeias. Sua estrutura oferece um paraíso onde aplicativos descentralizados (DApps) e contratos inteligentes podem florescer, livres das restrições típicas da Ethereum.

Desse modo, à medida que os principais ajustes promovem o crescente interesse em blockchains da Rede secundária, eles refletem o impacto da experiência geral aprimorada do usuário, do aumento da sustentabilidade e da escalabilidade da rede para impulsionar a adoção. O aumento no número de endereços exclusivos também reflete a crescente aceitação e o reconhecimento das soluções L2 como alternativas viáveis às plataformas blockchain “tradicionais”.

O artigo Camada 2 fecha o semestre em alta: entenda os motivos foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...