Fundo de Investimentos Trust Bitcoin cai 80%, investidores citam baixos preços, altas taxas
O único fundo de investimento Trust Bitcoin nos EUA viu seu valor patrimonial líquido atingir seu ponto mais baixo desde o aumento do preço do BTC no ano passado.
A confiança de investimento “solitário” do Bitcoin (BTC) nos EUA, o Bitcoin Investment Trust (GBTC) em tons de cinza, viu seu valor de ativo líquido atingir o ponto mais baixo desde o aumento de preço do BTC de 2017, Bloomberg relatou 2 de outubro.
A Grayscale Investments Inc., a empresa por trás da GBTC, supostamente possui US $ 1,5 bilhão em ativos sob gestão, e é um dos maiores gerentes de ativos de criptomoeda do mundo. O GBTC é um fiador concedente aberto, cujo objetivo é acompanhar o preço de mercado do BTC.
Segundo a Bloomberg, as ações da GBTC caíram cerca de 80% desde que o Bitcoin atingiu quase US $ 20.000 em dezembro passado. A queda supostamente segue a queda do preço do BTC, que caiu quase 66% durante o mesmo período.
Alguns investidores atribuem parte da tendência de queda do GBTC às suas despesas, já que a empresa cobra US $ 20 por cada US $ 1.000 investidos, ou 2%. Em comparação, o índice médio de despesas com fundos mútuos é de aproximadamente 0,59%.
Naeem Aslam, analista-chefe de mercado da TF Global Markets U.K. Ltd., disse à Bloomberg que “os índices de despesas são insanos para esses fundos e o atual preço do Bitcoin está criando mais problemas”.
Anteriormente, a Cointelegraph informou que os investidores institucionais substituíram os indivíduos com patrimônio líquido elevado como os maiores compradores de transações de criptomoias no valor de mais de US $ 100.000. Os investidores tradicionais e os fundos hedge se envolveram no mercado de criptos de US $ 220 bilhões por meio de transações privadas. Ao mesmo tempo, os mineradores começaram a programar vendas regulares de moedas, em vez de mantê-las ou descarregá-las durante as manifestações do mercado.
No mês passado, a Chainalysis publicou um estudo revelando que os investidores e especuladores da BTC mantiveram suas posições durante o verão, enquanto os mercados parecem ter se tornado mais estáveis no geral. Os agregados monetários supostamente estavam “extremamente estáveis” durante o verão, mostrando que a quantidade de BTC mantida para especulação ficou estável de maio a agosto, em torno de 22% do BTC disponível. A quantia de BTC mantida para investimento também mostrou estabilidade durante o mesmo período em torno de 30%.