Com regras mais flexíveis no mercado de capitais, Uruguai faz 1º IPO após 8 anos

Com regras mais flexíveis no mercado de capitais, Uruguai faz 1º IPO após 8 anos

A Zorzal Inversiones Tecnológicas se tornará, nesta semana, a primeira empresa no Uruguai a realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO) em quase oito anos, após as autoridades facilitarem as regras para pequenas empresas levantarem capital.

A empresa com sede em Montevidéu planeja vender ações no valor de até 100 milhões de unidade indexada, ou UI, (US$ 15,4 milhões) nos dias 26 e 27 de junho, o valor máximo permitido pelas novas regras. Os recursos serão investidos em empresas locais de tecnologia.

A venda de ações e uma série de emissões de títulos ocorrem dois anos depois que as autoridades removeram a necessidade de as empresas obterem classificações de crédito e facilitaram os requisitos de divulgação financeira ao acessar os mercados de capitais sob regras de emissão simplificadas. Desde o início de maio, o banco central aprovou dois acordos de títulos no valor de US$ 8,5 milhões e o primeiro título financiado por crowdfunding do Uruguai, no valor de US$ 1 milhão, sob regulamentações separadas.

“Colocamos um valor baixo para atrair investidores: US$ 1 mil”, disse Gabriel Genta, gerente de portfólio da corretora Gletir, que está comprando ações em nome de clientes. “Demos muita publicidade. Estamos confiantes de que será uma emissão bem-sucedida.”

Simplificação

As regras simplificadas se somam ao esforço de décadas do Uruguai para construir mercados de capitais mais profundos em um país há tempo muito considerado um porto seguro de investimentos na América do Sul. Alguns dos principais bilionários da região já chamam Montevidéu de lar, enquanto locais ricos e estrangeiros gerenciaram mais de US$ 37 bilhões do Uruguai no ano passado.

A empresa de construção Ebital SA foi a primeira a acessar os mercados sob as novas regras no mês passado, vendendo US$ 6,5 milhões em títulos de cinco anos. A Kefordy SA, a subsidiária local do distribuidor de eletrônicos de consumo da América Latina, Latamly Group, planeja vender até US$ 2 milhões em títulos de 3,5 anos em julho.

“Estou otimista de que essas emissões levarão a mais negócios, desde que nada aconteça que dinamite a confiança”, disse Jeronimo Nin, gerente de dinheiro da corretora local Nobilis.

O crowdfunding oferece outra maneira de levantar fundos, mas emissões individuais são limitadas a cerca de US$ 1,5 milhão. A empresa de concierge virtual Foxsys lançou um título de US$ 1 milhão com duração de cinco anos na semana passada na plataforma de crowdfunding Crowder Plataforma de Financiamiento Colectivo, que já arrecadou mais de US$ 140.000 antes do encerramento em 19 de agosto.

“Atualmente estamos trabalhando em outras duas ofertas”, disse Guillermo Rodriguez, cofundador e CEO da Crowder, em uma entrevista. “Esperamos que estejam online daqui a cerca de 30 dias.”

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