ZKSync agita a comunidade cripto com airdrop de 17,5% de tokens
A ZKSync anunciou a distribuição de 17,5% de seu suprimento de tokens ZK por meio de um airdrop. Isso marca uma etapa fundamental no envolvimento de sua comunidade no desenvolvimento futuro do protocolo.
A ZKSync, uma solução de camada 2 (L2) do Ethereum, aumenta a escalabilidade e reduz os custos de transação usando, aliás, provas de conhecimento zero (ZK).
Usuários reclamam sobre qualificação para o ZKSync Airdrop
O token ZK facilita o pagamento de taxas de rede e concede a votação da comunidade em atualizações de protocolo. Além disso, ele permite que os detentores de tokens se envolvam diretamente com o sistema de governança ZKsync.
Esse sistema é crucial, pois possibilita aprimoramentos no protocolo, como staking e outras funcionalidades, enfatizando o papel da comunidade na condução da evolução do ZKsync.
“Um airdrop de 17,5% para 695.232 carteiras é a maior distribuição de tokens para usuários entre os principais rollups. Os tokens airdrops não têm nenhum período de aquisição ou bloqueio e são totalmente líquidos no primeiro dia. Esse valor é maior do que as alocações bloqueadas para a equipe da Matter Labs (16,1%) e seus investidores (17,2%)”, mencionou o Blog da Comunidade da ZKSync.
Estratégia por trás do airdrop
A estratégia por trás da distribuição visa capacitar usuários reais e ativos dentro da comunidade ZKsync. Ao contrário dos airdrops típicos que priorizam por exemplo, o número de carteiras, a abordagem da ZKsync se concentra em recompensar aqueles que interagiram com a plataforma.
Isso inclui transações e participação em novos aplicativos descentralizados (dApps) e protocolos DeFi no ZKsync.
Controvérsias por trás do Airdrop
No entanto, o airdrop gerou alguma controvérsia. Alguns usuários afirmam que não são elegíveis, apesar de usarem apenas uma carteira.
“Como eu não sou elegível? Estou chorando seriamente… estou usando apenas uma carteira, fiz check-out e usei protocolos diferentes. Ah, que decepção”, disse Ahrlien, membro da comunidade ZKSync.
ZKSync limita baleias
Para neutralizar o domínio das grandes partes interessadas ou “baleias cripto”, a ZKSync implementou um limite, limitando as alocações a um máximo de 100.000 tokens por endereço. Assim a ação garante uma distribuição mais equitativa, permitindo que uma seção mais ampla da comunidade se beneficie e contribua para o crescimento da ZKSync.
A elegibilidade para o airdrops, aliás é dividida em duas categorias – 89% dos tokens são reservados para usuários que atingiram limites específicos de atividade na ZKsync. Os 11% restantes são alocados para os colaboradores que apoiaram o ecossistema por meio de desenvolvimento, defesa ou educação.
Os membros da comunidade podem verificar sua elegibilidade agora. O período de reivindicação será aberto na próxima semana e se estenderá até 3 de janeiro de 2025. Há também disposições especiais para desenvolvedores do GitHub e ajudantes de discussão associados ao ZKSync.
O artigo ZKSync agita a comunidade cripto com airdrop de 17,5% de tokens foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.