Hodles do bitcoin voltam a reacumular a criptomoeda
O preço do bitcoin (BTC) atingiu nova alta de US$ 73 mil no início de março, ao mesmo tempo em que os detentores de longo prazo estavam desinvestindo um volume significativo de oferta. Mas agora o mercado do bitcoin está mostrando força relativa após um período de consolidação desde março, mesmo com instabilidade nos preços. Pelo menos é o que aponta um novo estudo da Glassnode.
Do ponto de vista comparativo, o padrão de tendência de alta de 2023-24 parece ser notavelmente semelhante ao mercado de alta de 2015-17, sugerindo um retorno da demanda pelos investidores de longo prazo que estão acumulando a criptomoeda através dos aportes em ETFs.
LEIA MAIS: BlackRock ultrapassa Grayscale com maior ETF de Bitcoin do mundo
Isso porque até pouco tempo, o mercado de bitcoin era impulsionado principalmente por transações à vista. Não tinha outros meios de investir senão por uma exchange de criptomoedas. Porém, a introdução e os influxos em ETFs de BTC à vista nos EUA reforçaram uma forte base de mercado semelhante a épocas anteriores.
“O paralelo que podemos traçar para a estrutura atual do mercado sugere que a tendência de alta de 2023-24 pode ser um mercado amplamente orientado a ponto. Essa visão é suportada pelo lançamento e entradas nos ETFs Spot dos EUA.” explica o relatório.
A nova forma de acumular bitcoin não pode ser ignorada. Essa guinada sugere que a infraestrutura, aceitação e apoio ao bitcoin está ficando robusta, onde está havendo um amadurecimento orgânico do seu ecossistema impulsionado pela demanda não-especulativa.
LEIA MAIS: A hora e a vez dos ETFs de dividendos
Os bitcoins antigos não estão sendo vendidos
Além do influxo de capital pelos ETFs, os holdlers não estão vendendo seus BTC. Em outras palavras, os detentores de bitcoin a longo prazo não estão realizando seus lucros — mesmo com o BTC próximo de US$ 70 mil.
Em especial, a pressão de venda de moedas mais antigas é quase metade da intensidade dos picos dos mercados de alta anteriores.
“Se a tendência de alta do mercado permanecer sustentável, formando novos ATHs no processo, o lucro não realizado mantido pelos LTHs [Long-Term Holders ou Investidores de longo prazo] se expandirá. Isso aumentará substancialmente seu incentivo para vender e, eventualmente, levará a um grau de pressão do lado da venda que gradualmente esgota o lado da demanda.”
Investidores de longo prazo referem-se a carteiras que seguram BTC por 155 dias ou mais. Elas são o oposto do extremo mais especulativo.
Os hodlers começaram a acumular moedas pela primeira vez desde dezembro de 2023. A projeção é que eles continuarão – o que tem sido uma tendência de ressurgimento do investimento desde o final do ano passado.