Autoridades repercutem caso Moraes-Musk e memes invadem rede social
A polêmica após as acusações de Elon Musk no X contra o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, autoridades repercutiram assunto na mesma rede social. Ao mesmo tempo, memes invadiram o micro blog
Autoridades defendem regulamentação das redes sociais
Para o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, é urgente regular as redes sociais.
“Não podemos conviver em uma sociedade em que bilionários com domicílio no exterior tenham controle de redes sociais e se coloquem em condições de violar o Estado de Direito, descumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades. A Paz Social é inegociável”, publicou no X, Messias
Liberdade de expressão é o básico
Já o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, afirmou que “liberdade de expressão é direito fundamental que jamais, em qualquer lugar do mundo, significou licenciosidade para transgredir a lei ou atacar instituições de um país”.
Dantas expressou solidariedade a Moraes.
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência, João Brant foi na mesma linha de Messias. E defendeu a regulação das redes.
Conforme publicação de Brant no X, “Elon Musk não tem compromisso real com a liberdade de expressão, disse que o empresário quer fazer agitação política atacando a justiça e demonstrando desprezo pela soberania brasileira.”
Musk compara Alexandre de Moraes a Darth Vader, de Star Wars
O dono do X foi além das acusações. Ele chegou a dizer que o icônico protagonista Darth Vader, vilão da famosa série Star Wars, seria o presidente da Supremo Tribunal Federal. A imagem gerou centenas de memes no X.
Outro usuário comparou o ministro ao protagonista de 300, Xerxes, interpretado pelo brasileiro Rodrigo Santoro. Na produção, Xerxes é o Deus Rei da antiga Pérsia. Sanguinário, o personagem lidera uma batalha em busca de vingança contra os 300 do exército espartano, comandado pelo Rei Leônidas.
O jornal Sensacionalista foi além e disse em tom irônico: “Após decisão de Xandão, Elon Musk é flagrado na embaixada da Hungria”
A publicação também é uma provocação política ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele se escondeu na embaixada húngara em Brasília no mês de fevereiro. O caso é investigado pela Polícia Federal.
Há especulações que contas brasileiras amanhecerão bloqueadas nos próximos dias.
Escritório do X no Brasil corre riscos?
Para o dono da Space X e da Tesla, sim. Aparentemente, Elon Musk está disposto a perder as receitas brasileiras.
“Estamos levantando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao 𝕏 no Brasil.
Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá.
Mas os princípios importam mais do que o lucro.” , disse Elon no X.
O artigo Autoridades repercutem caso Moraes-Musk e memes invadem rede social foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.