OpenAI não pode registrar a marca GPT nos EUA
O Escritório de Patentes e Marcas dos EUA negou a tentativa da OpenAI para registrar a marca GPT. O termo, usado na ferramenta de inteligência artificial (IA) ChatGPT, também foi adotado por outros aplicativos.
O termo, que significa Generative Pre-trained Transformers (“transformadores pré-treinados generativos”) se refere à tecnologia por trás do modelo de linguagem grande (LLM).
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OpenAI não é dona do termo GPT
Conforme o Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, o termo GPT é genérico demais para obter um registro. Ele o considerou “meramente descritivo” e, portanto, não preenche os padrões necessários para um registro de marca.
Esta não é a primeira vez que a OpenAI tenta registrar a marca GPT. A primeira vez ocorreu em outubro de 2022, e foi igualmente rejeitada.
“O registro foi negado porque a marca do pedido meramente descreve um recurso, função ou característica dos serviços e bens do requerente”, disse o documento do órgão.
A OpenAI, por sua vez, argumenta que foi a responsável pela popularização do termo GPT. Mas o Escritório de Patentes apontou que outras empresas, como a Amazon, usam o termo em outros contextos.
Em suma, o termo GPT descreve um aspecto do produto que não é exclusivo dele. Na prática, isso significa que a OpenAI, por não ser a única a oferecer um serviço com essas características, não pode registrar a marca.
ChatGPT em alta
A falta de registro não deve impedir os planos de expansão da OpenAI para o ChatGPT. O modelo de linguagem grande continua atraindo novos clientes em seus modelos pagos para empresas de grande e pequeno porte.
Além disso, a empresa conta com uma parceria com a Microsoft para mitigar os custos de operar o sistema, que já ultrapassam US$ 700.000 diários.
A startup de IA também está investindo pesado em novos produtos, como um futuro sistema de busca e um novo modelo de texto-para-vídeo.
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