Solana anuncia investimento no Brasil e diz que país é foco de expansão para a criptomoeda
Durante o evento global da Solana, Breakpoint, que aconteceu nos Países Baixos, a criptomoeda anunciou que o Brasil é foco das operações de expansão do projeto e que fará investimentos no país
Durante o evento global da Solana, Breakpoint, que aconteceu nos Países Baixos, a criptomoeda anunciou que o Brasil é foco das operações de expansão do projeto e que fará investimentos no país.
“A Solana Foundation está investindo na América Latina e o Brasil é um ponto importantíssimo desse movimento. Estamos apoiando nossos parceiros como a Circle a expandir na região. Esse é um dos grandes diferenciais da Solana – trabalhamos com equipes do nosso ecossistema para crescermos juntos e levar os melhores projetos de blockchain para novos mercados”, comenta Diego Dias, Head of Latam da Solana Foundation e responsável pela Superteam DAO na região.
Dias disse que não pode falar ainda sobre os investimentos que serão feitos no país. No entanto, informações compartilhadas com o Cointelegraph, apontam que a Solana está de olho nas possibilidades de interoperabilidade do Drex com o universo das finanças descentralizadas e no potencial dos tokens RWA no país, uma das prioridades do Banco Central do Brasil.
No último dia do evento, o painel ‘Pagamentos em Solana, a revolução do comércio digital’ destacou o potencial da blockchain para transformar os sistemas de pagamento e comércio digital. Com uma sessão especial sobre a migração do projeto Helium para a rede Solana, com o objetivo de trazer esse ecossistema para o Brasil.
No evento, a Solana também anunciou que seus dados agora estão disponíveis no Google Cloud BigQuery, o data warehouse sem servidor do Google Cloud. O Google Cloud BigQuery é um recurso que permite que qualquer pessoa, desde desenvolvedores a empreendedores e empresas, acessem dados de arquivos e de insights analíticos.
O mercado multichain de NFT Floor já está usando o BigQuery para analisar NFTs Solana vendidos em sua plataforma para o Google Cloud BigQuery.
“Adicionar Solana ao programa de conjunto de dados públicos do BigQuery é um marco na missão do ecossistema de equipar desenvolvedores e consumidores Web3 com os insights de que precisam para construir de forma mais eficiente e criativa em Solana”, comemora Dan Albert, diretor executivo da Solana Foundation.
Visa e Solana
Durante a Breakpoint, a Solana Foundation anunciou o lançamento da rede de testes Firedancer, um novo cliente validador solana, buscando aumentar a velocidade, a confiabilidade e reduzir os requisitos de hardware para validadores. O projeto foi desenvolvido pela Jump Crypto e já está disponível no GitHub.
Catherine Gu, chefe de pesquisa de protocolo e CBDCs na Visa, também esteve no palco falando sobre o futuro financeiro e a Blockchain. Catherine falou que a Visa já faz testes com USDC desde 2021 e escolheu a Solana para envios de pagamentos com stablecoin por ser uma blockchain de alta performance, com alta velocidade e baixo custos.
Trevor Harries-Jones revelou que a Render Network, líder mundial em computação descentralizada, realizou com êxito a migração de sua infraestrutura central de Ethereum para a Solana.
E a Sling apresentou sua plataforma de pagamentos peer to peer, rodando em USDC. Imagine um mundo onde você pode realizar transações instantâneas entre si, praticamente de graça. Foi isso que o Mike Hudack imaginou.
Como noticiou o Cointelegraph, no evento também foram anunciados os vencedores dos desafios Hyperdrive. O projeto brasileiro Firethree levou o quarto lugar do ranking global na categoria “Infraestrutura” e ganhou US$ 10 mil.
A Firethree também foi um dos vencedores do prêmio exclusivo para participantes do Brasil, oferecido pela primeira vez na história dos hackathons da Solana devido a importância do país para sua expansão.
A Startup brasileira Web3Dev e a CoinFabrik da Argentina também firmaram a presença latina em Breakpoint. A Web3Dev, é uma das maiores comunidades de devs Web3 da América Latina e CoinFabrik é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento especializado em blockchain e criptoativos.
Ambas startups receberam da Solana Foundation um espaço só seu para apresentar suas empresas e projetos em Breakpoint.