Empresa brasileira de RWA fecha parceria com provedora de infraestrutura na Polkadot

Parceria entre Kona Finance e Tanssi impulsionará o mercado de tokenização no ecossistema DeFi dentro da América Latina

Nesta terça-feira (7), o protocolo de infraestrutura Tanssi anunciou uma parceria com a BRX Ventures, empresa especializada em tokenização de ativos reais que está por trás da Kona Finance. Através da parceria, a Kona terá espaço dentro da Dancebox, rede de testes da Tanssi, contando com transações ágeis e interoperabilidade com outras redes do ecossistema Polkadot, do qual a Tanssi faz parte.

A Kona Finance é uma empresa surgida da parceria entre as brasileiras Fuse Capital e Transfero, com foco em tokenização de ativos reais (RWA, na sigla em inglês). Ela atua como um mercado internacional de crédito de curto prazo, permitindo que empresas de pequeno e médio portes tokenizem fluxos de pagamento.

Nessa estrutura, os usuários podem alocar as stablecoins USDC e BRZ em pools, que serão utilizadas para fornecer crédito às empresas. De acordo com o anúncio, a Kona exibe volume mensal médio de US$ 3 milhões, e pretende aumentar esse número através da utilização da infraestrutura da Tanssi.

“A implantação na rede de testes Dancebox da Tanssi é um testemunho notável da expertise de nossa equipe”, afirma João Zecchin, co-fundador da BRX Ventures. “O ambiente robusto e intuitivo fornecido pela Tanssi possibilitou uma integração perfeita, pavimentando o caminho para nossa colaboração com a Kona”, acrescenta.

Além disso, Zecchin afirma que a colaboração impulsiona a missão da BRX Ventures, que é fomentar o crescimento das finanças descentralizadas (DeFi) focadas em RWA. 

Ao criar uma blockchain de aplicação específica, chamada de appchain, dentro da Tanssi, a Kona se torna uma ContainerChain. Uma característica das ContainerChains é a capacidade de integração perfeita com outras appchains através do mecanismo de comunicação da Polkadot, através do canal conhecido como XCM.

Através desse canal, a Kona Finance tem acesso a redes como a Moonbeam, maior blockchain dentro do ecossistema Polkadot em termos de valor total alocado. Na prática, essa interoperabilidade aumenta a liquidez do protocolo e amplia seu leque de possíveis ofertas dentro do ecossistema DeFi.

“A Kona é um projeto excepcional que exemplifica o potencial da Web3 para revolucionar os mercados de capitais. Estamos entusiasmados em colaborar com sua equipe e estamos particularmente satisfeitos que tenham escolhido a Tanssi como seu protocolo para implantar uma appchain”, comenta Francisco Agosti, co-fundador da Tanssi.

A parceria entre Kona e Tanssi, destaca o anúncio, marca uma nova era no setor de RWA. A conexão através de XCM pode fazer com que as garantias fornecidas dentro da Kona Finance sejam utilizadas em outras blockchains, otimizando a liquidez.

À medida que a colaboração com a Kona avança, a Tanssi permanece dedicada a simplificar a implantação de appchains e aprimorar a acessibilidade para a comunidade de desenvolvedores da web3. Os desenvolvedores ansiosos para aproveitar o potencial da Tanssi são convidados a explorar a Dancebox, a TestNet da Tanssi, e embarcar em sua jornada de appchain.

Você pode gostar...