O que é Arbitrum?
Rollups zk
Os rollups zk são, para Buterin, o futuro da escalabilidade no Ethereum. O que justifica a opinião do desenvolvedor é o uso de provas de conhecimento zero, ou ZK, na sigla em inglês. Essas provas, chamadas de prova de validade, permitem que as provas enviadas pelos rollups sejam facilmente autenticadas pela blockchain de primeira camada, garantindo agilidade nas transações. Além disso, são tidas como muito seguras e privadas.
O lado negativo dos rollups zk é a compatibilidade com a Ethereum Virtual Machine, ou EVM, ambiente utilizado por desenvolvedores para construir aplicações sobre o Ethereum. Quando surgiram, os rollups zk não permitiam a elaboração de aplicações sem suas estruturas, viabilizando apenas transações. Isso limitava o uso e a escalabilidade efetiva do Ethereum.
Desde o texto publicado por Buterin, em outubro de 2020, e a fase do Ethereum pós-Merge, porém, muitos avanços foram feitos. Atualmente, rollups zk já possuem compatibilidade com EVM, ainda que em fase experimental, e possibilitam a criação de aplicações descentralizadas. Esses avanços estão colocando os rollups zk em uma posição mais favorável do que aquela mantida pelos rollups otimistas.