O que é Polygon (MATIC)?
Blockchain que busca dimensionar a rede Ethereum possui sua própria rede principal com o MATIC servindo de governança e outras funções.
O que é Polygon (MATIC)?
Criada em 2017 com o nome de Matic Network, a Polygon é considerada a primeira grande plataforma blockchain que oferece solução de escalabilidade para a blockchain de camada 1 (L1) Ethereum, razão pela qual a Polygon é uma blockchain de camada 2 (L2). Já o token nativo da Polygon, o MATIC, é utilizado para a governança e outras funções na rede.
Como é formada a Polygon?
Em linhas gerais, o projeto de código aberto cofundado pelos especialistas em blockchain Jaynti Kanani e Sandeep Nailwal, além do consultor de negócios Anurag Arjun, consiste em uma blockchain principal, de prova de participação (PoS), e uma rede lateral à Ethereum, com objetivo de servir como ponte bidirecional para blockchains compatíveis com a rede líder dos contratos inteligentes.
Para o que serve a Polygon?
Com a capacidade estimada de processar 65 mil transações por segundo, a Polygon permite que os desenvolvedores construam outras soluções dentro do ecossistema Polygon, entre elas aplicativos voltados às finanças descentralizadas (DeFi), cunhagem e negociação de tokens não fungíveis (NFTs), efetuação de micropagamentos e utilização corporativa.
Para o que serve o MATIC?
Em relação às funções diversas ao exercício de governança, os detentores de MATIC podem utilizar o token ERC-20 no pagamento de taxas de transações para garantir o processamento de operações de maneira eficiente na rede, staking, mecanismo que garante o recebimento de recompensas em troca de garantia de segurança e participação na rede e em aplicativos descentralizados (DApps), entre outros.
Outro caso de uso da Polygon
Outro caso de uso em alta na Polygon são as aplicações de conhecimento zero (ZK), que é um conceito relacionado à validação da integridade de informações em uma negociação sem que as partes envolvidas conheçam o teor das mesmas.