Esclarecimentos sobre a publicação de fake news sobre o ETF de Bitcoin
O Cointelegraph pede desculpas a seus leitores e fala sua investigação sobre o que levou à publicação de notícias não verificadas no X sobre um ETF Bitcoin à vista.
Caros leitores do Cointelegraph,
Estamos incrivelmente gratos pelo apoio e confiança que vocês depositaram em nossa publicação ao longo dos últimos 10 anos. Nos esforçamos para fornecer as notícias mais acuradas, interessantes e impactantes sobre o espaço das criptomoedas.
Hoje mais cedo, durante a cobertura de rotina, a equipe de mídia social do Cointelegraph postou uma mensagem no X sem aprovação editorial prévia, afirmando que a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos havia aprovado o fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin à vista da BlackRock iShares. A informação era falsa e fruto de desinformação. A notícia teve origem em uma captura de tela não confirmada, postada por um usuário do X que alegava ser da Bloomberg Terminal.
O Cointelegraph não publicou, efetivamente, um artigo com informações incorretas, mas lamentamos profundamente tê-las publicado de forma equivocada no X e o impacto que isso causou. Uma investigação interna revelou que nosso procedimento padrão para postar notícias de última hora nas redes sociais, no qual as fontes devem ser verificadas antes da publicação nas redes sociais, não foi seguido.
A linha do tempo dos eventos é a seguinte:
13:17:30 UTC: A equipe editorial foi alertada sobre as notícias rumores por meio de um canal do Telegram que os funcionários do Cointelegraph usam para descobrir histórias que possam ser de interesse para os leitores (Figura 1). A conversa completa está compartilhada abaixo.
13:19:27 UTC: O funcionário 1 repostou o texto do lead compartilhado por uma conta do Telegram que desde então foi excluída (Figura 2) para um canal interno no Slack (Figura 3).
13:24:16 UTC: Em um esforço para publicar a informação o mais rápido possível, o funcionário 2 postou o relatório no X sem a confirmação prévia da veracidade da fonte pelo editor. O procedimento viola o processo de mídia social do Cointelegraph, no qual a confirmação da fonte e a aprovação editorial são necessárias antes da publicação (Figura 4).
13:48:38 UTC: Leitores relataram o problema ao Cointelegraph por meio dos canais de mídia social (Figura 5).
13:52:19 UTC: Em um chat interno do Cointelegraph, o Funcionário 1 sinalizou que a fonte não pôde ser confirmada (Figura 6).
13:54:14 UTC: O funcionário 3 do Cointelegraph editou a mensagem no X para esclarecer que a informação não foi confirmada (Figura 7).
14:03:42 UTC: O Cointelegraph entrou em contato com a BlackRock e a Bloomberg Terminal e removeu a postagem (Figura 8).
14:32:23 UTC: Após receber confirmação da BlackRock de que a informação estava incorreta, o Cointelegraph retratou o tweet inicial e emitiu a seguinte declaração (Figura 9):
Para garantir que algo assim não aconteça novamente, a equipe do Cointelegraph está auditando e revisando exaustivamente nossos processos de gerenciamento de mídia social, especialmente em relação à aprovação de notícias de última hora antes que uma postagem possa ser publicada. Estamos conversando com todos os colaboradores envolvidos e faremos todas as mudanças estruturais necessárias.
Este incidente lembra à equipe do Cointelegraph que nossas ações têm sérias ramificações em toda a comunidade de criptomoedas. Estamos empenhados em aprender com estes erros e em continuar seguindo os mais elevados padrões de jornalismo.
Sinceramente,
Equipe do Cointelegraph