UTXOs do Bitcoin lembram queda vista em março de 2020, revela pesquisa
A performance de preço do BTC pode estar lidando com uma tempestade que não é vista desde que a decretação da pandemia de Covid-19 causou uma queda de 60% há três anos e meio
O Bitcoin (BTC) está se recuperando de um evento de “cisne negro”, rivalizado pela queda do COVID-19 em março de 2020, sugerem os dados.
Em uma de suas publicações ‘Quicktake‘, em 7 de setembro, a plataforma de análise on-chain CryptoQuant revelou um grande aumento nas transações não-gastas (UTXO, na sigla em inglês) com prejuízo.
CryptoQuant: UTXOs com prejuízo ‘espelham’ março de 2020
O Bitcoin pode estar preocupando os participantes do mercado com a atual fraqueza dos preços do BTC, mas os dados da rede pintam um quadro intrigante de atividade “nos bastidores”.
UTXOs representam o saldo em BTC que sobra após a execução de uma transação. A métrica ‘UTXOs com prejuízo’ da CryptoQuant rastreia quando um grande número desses UTXOs valem mais do que valiam quando o BTC foi originalmente comprado.
Atualmente, mais destes estão em prejuízo em comparação com o seu preço de aquisição original do que em qualquer momento desde março de 2020.
Na época, o par BTC/USD caiu 60%, atingindo seus níveis mais baixos desde março de 2019 – mínimos que nunca mais foram vistos.
Considerando os dados atuais de UTXOs em perda, Woominkyu, contribuidor da CryptoQuant, hipotetizou que, como em março de 2020, o Bitcoin pode estar vendo, ou já se recuperando, de um evento de vendas inesperado.
Ele resumiu:
“Dado que o nível atual do indicador ‘UTXOs com prejuízo’ reflete o cisne negro visto entre março e abril de 2020 (devido ao Coronavírus), aqueles que antecipam outro evento como esse podem querer considerar se já estamos no meio do evento que eles estão esperando.”
Em termos percentuais, 38% dos UTXOs estavam em prejuízo no final de agosto, valor visto pela última vez em abril de 2020.
“Quando muitos UTXOs apresentam prejuízo, os investidores podem ficar mais inclinados a vender, sugerindo ansiedade do mercado. Por outro lado, quando a maioria dos UTXOs são lucrativos, isso sugere uma perspectiva otimista e um sentimento de retenção mais forte entre os investidores”, acrescentou Woominkyu.
Especuladores no prejuízo aumentam
Enquanto isso, o Bitcoin permanece preso em uma faixa estreita de preço em meio à falta de tendência geral.
Sem um rompimento nem um colapso dispostos a serem concluídos, os dados baseados em custos também mostram o preço à vista atual preso entre os preços de aquisição de vários grupos de investidores.
Este “Preço Realizado”, o preço pelo qual a oferta se movimentou pela última vez, dividido pelo período do investimento, mostra que os detentores de curto prazo sofrem com perda agregada quando o BTC/USD está abaixo de cerca de US$ 27.000.
Um evento de capitulação total, no entanto, ainda não foi registrado na rede.
Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, e os leitores devem realizar suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.
Leia mais: