CEO da Solana nega que interrupções da rede tenham sido causadas por votações on-chain

O fundador e CEO do Solana Labs, Anatoly Yakovenko, disse que as alegações de que as interrupções da rede da Solana foram causadas por votações on-chain são “pura ignorância.”

Anatoly Yakovenko, fundador e CEO da Solana Labs, negou as alegações de que as interrupções da rede da Solana estariam sendo causadas por um grande volume de mensagens de validadores e seu sistema de votação on-chain, obstruindo a camada de consenso da principal rival da Ethereum.

Embora a Fundação Solana tenha confirmado em um postagem divulgada em 27 de fevereiro que a “causa raiz” da recente interrupção da rede por 20 horas ainda não esteja clara, o CEO respondeu à especulações de que a decisão da Solana de incluir votos on-chain como transações é uma “enorme falha de design”, que levou a diversas interrupções da rede.

thread controversa alegando que o alto volume de mensagens dos validadores e os votos on-chain estavam obstruindo a rede foi postada pelo usuário do Twitter DBCryptoX em 27 de fevereiro, dias após a interrupção de rede de 20 horas de Solana.

1/Ontem a #Solana passou por outra interrupção de 20 horas

Apenas uma das dezenas de vezes que o sistema da rede caiu. Mas por quê?

Tudo parte de uma enorme falha de design que tentarei explicar aqui

Então vamos nessa…

— DBCryptoX (@DBCrypt0)

No entanto, em uma resposta postada 20 minutos depois, Yankovenko chamou a teoria de “pura ignorância.”

Em suma, ele explicou que os votos — que fazem parte de um “quórum gigante único” — contribuem para proporcionar simultaneamente um “excepcional nível de segurança associado a um elevado rendimento e baixas taxas” de negociação.

Por que votos são transações? Todas as threads que falam sobre isso demonstram pura ignorância.

O consenso BFT clássico requer sobrecarga quadrática de mensagens.

Quanto mais nós você tiver no mesmo quórum, a parte da rede que concorda com o estado, mais mensagens…

— toly (@aeyakovenko)

No entanto, Yakovenko não refutou exatamente a afirmação da DBCryptoX de que 90-95% das transações em Solana compreendem essas mensagens de validadores e votos on-chain, os quais DBCryptoX disse que ajudam a “atrasar o sistema.”

DBCryptoX afirma que as mensagens de validadores e votos on-chain estão obstruindo a rede da Solana. Fonte: Twitter.

O DBCryptoX também afirmou que as interrupções de rede duraram 20 horas porque leva um tempo considerável para os validadores se encontrarem e chegarem a um consenso (e, portanto, a uma solução) usando meios off-chain, como um sistema de mensagens como o Discord, por exemplo.

Os comentaristas da postagem inicial de DBCryptoX também parecem ter discordado da teoria.

O engenheiro de software Alex Kroeger, da carteira Phantom da Solana, disse que provavelmente não há uma causa única para as interrupções da rede e que os validadores de sistemas baseados em prova-de-participação (PoS) precisam de muita comunicação de rede para obter a validação de transações.

Embora a rede tenha sido reiniciada oficialmente no final de 25 de fevereiro, parece que os membros da comunidade de criptomoedas estão ficando cansados das frequentes interrupções da rede da Solana.

O Cointelegraph procurou o Solana Labs para comentar, mas não recebeu uma resposta até o momento da publicação deste artigo.

LEIA MAIS

Você pode gostar...