Binance bloqueia contas ligadas ao caso Bitzlato: ‘Os fundos estão seguros’
A Binance diz que já desbloqueou 90% das contas que foram suspensas devido à investigação da Bitzlato.
A exchange de criptomoedas Binance fechou silenciosamente várias contas na plataforma em uma ação relacionada à investigação da exchange Bitzlato, de acordo com vários clientes da empresa.
Em 18 de janeiro, um grupo de clientes russos da Binance reclamou que suas contas haviam sido bloqueadas e que não podiam sacar seus fundos depositados na exchange. Os usuários afetados criaram um chat em grupo do Telegram para relatar os problemas, informando que as contas foram bloqueadas sem aviso.
Os membros do grupo – agora com mais de 1.000 membros – prontamente traçaram paralelos entre os bloqueios de suas contas e a ação movida contra a Bitzlato pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A Rede de Execução de Crimes Financeiros dos EUA também listou a Binance entre as principais contrapartes de Bitcoin (BTC) da Bitzlato.
Muitos membros do grupo admitiram abertamente que usaram a Bitzlato, incluindo transações de entrada e saída entre suas contas na Bitzlato e na Binance. Alguns usuários afetados também expressaram indignação e dúvidas sobre a ação contra Bitzlato.
“Embora eu ainda não tenha sido banido de nenhum lugar, acabei de perder alguns [criptoativos] na BTC-e, na Wex, agora na Bitzlato, mas considero essas proibições uma ilegalidade”, escreveu um membro do chat.
“Bloqueios em relação a Bitzlato são um absurdo. Eles não foram considerados culpados até agora, pois há apenas acusações, então como esse dinheiro pode estar sujo?”, outro usuário perguntou.
Um porta-voz da Binance disse ao Cointelegraph que as suspensões recentes estavam de fato conectadas à Bitzlato. “Na semana passada, nossa equipe de conformidade e investigações suspendeu algumas contas de usuários de vários países, inclusive da Europa Oriental e da CEI, relacionadas a Bitzlato”, afirmou o representante.
O porta-voz da Binance enfatizou que a maioria das suspensões foi temporária, afirmando:
“No momento, mais de 90% das contas foram desbloqueadas e os usuários foram notificados sobre isso. Todos os fundos estão seguros. Os usuários afetados – menos de 20 – receberam informações de contato relevantes sobre ações de aplicação da lei.”
A exchange de criptomoedas também aconselhou os usuários a dar uma olhada no artigo da Binance sobre os motivos pelos quais contas de clientes da Binance podem ser bloqueadas e como proceder em tal situação.
Conforme relatado anteriormente, a Bitzlato era uma empresa de criptomoedas pouco conhecida que permitia aos usuários negociar criptomoedas por meio de uma exchange e serviços ponto a ponto (P2P). A plataforma é conhecida por manter operações significativas na Rússia, supostamente operando a partir do arranha-céu Federation Tower em Moscou.
De acordo com as alegações do governo dos Estados Unidos, a Bitzlato executou suas operações sem os procedimentos adequados de identificação de clientes (Know your customer – KYC), o que a transformou em um “paraíso para a realização de lucros criminosos e fundos destinados ao uso em atividades criminosas.”
LEIA MAIS