SEC dos EUA rejeita pedido da ARK 21Shares para ETF de Bitcoin mais uma vez
Os proponentes do fundo argumentaram que um acordo atual de compartilhamento de supervisão com a CME seria adequada para proteger os investidores.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos rejeitou mais uma vez uma proposta para listar o ARK 21 Shares Bitcoin ETF na bolsa de valores Cboe BZX, de acordo com a declaração de 26 de janeiro da SEC, que rejeitou uma proposta semelhante em abril.
The SEC has just now once again rejected ARK’s and 21Shares spot bitcoin, $BTC ETF listing.
— unusual_whales (@unusual_whales) January 26, 2023
O fundo negociado em bolsa proposto teria sido administrado em conjunto pela ARK Investment Management de Cathie Wood e 21Shares se tivesse sido aprovado. O objetivo do fundo proposto era permitir que os investidores ganhassem exposição ao preço do Bitcoin dentro dos limites do mercado de ações regulamentado.
A Cboe BZX Exchange havia pedido originalmente para listar o ETF em junho de 2021. Depois que o primeiro pedido foi rejeitado em 2022, ele reaplicou e apresentou novos argumentos legais na tentativa de obter a aprovação do fundo.
Em seu segundo pedido em maio, a Cboe BZX Equities Exchange argumentou que possui um “acordo abrangente de compartilhamento de vigilância com um mercado regulamentado de tamanho significativo” que pode impedir a manipulação de preços. O ARK 21Shares Bitcoin ETF deve, portanto, ser listado, argumentou a bolsa. De acordo com o aplicativo, esse acordo de compartilhamento de vigilância é com a Chicago Mercantile Exchange (CME), onde os contratos futuros de Bitcoin são negociados.
O pedido também argumentou que a maioria dos mercados à vista de moedas e commodities não são regulamentados, mas isso geralmente não significa que um pedido será rejeitado apenas por esse motivo.
Em sua resposta, a SEC rejeitou esses argumentos. Afirmou que o acordo de compartilhamento de vigilância entre a Cboe BZX Equities Exchange e a CME não se aplica ao Bitcoin à vista, uma vez que apenas contratos futuros de Bitcoin são negociados na CME.
A SEC também afirmou que ter um acordo de compartilhamento de vigilância nem sempre é necessário, mas se tal acordo não existir, então a bolsa deve “estabelecer que outros meios para prevenir atos e práticas fraudulentas e manipuladoras serão suficientes”. Ele disse que a exchange não demonstrou esse ponto, portanto, não está permitindo que o ETF seja listado.
Até agora, a SEC não aprovou nenhum ETF Bitcoin à vista para ser listado em uma bolsa. A Grayscale Investment Trust está tentando converter seu Bitcoin Trust em um ETF de Bitcoin à vista e processou a SEC por rejeitar sua proposta. Os argumentos orais estão programados para serem ouvidos no caso Grayscale em março.