Movimentos anormais de preços de tokens na Binance não estão ligados a hack, diz CZ
Em 11 de dezembro, a Binance emitiu um aviso sobre movimentos anormais de preços para alguns pares de negociação; a exchange iniciou uma investigação para identificar as contas suspeitas responsáveis pelo problema.
A exchange cripto Binance começou a investigar comportamentos suspeitos em sua plataforma depois de perceber movimentos anormais de preços para certos pares de negociação envolvendo tokens Sun Token (SUN), Ardor (ARDR), Osmosis (OSMO), FUNToken (FUN) e Golem (GLM). Quase 40 minutos após a investigação, o CEO da Binance, Changpeng ‘CZ‘ Zhao, revelou que os movimentos de preços “parecem ser apenas comportamento do mercado”.
Em 11 de dezembro às 3h10 ET, a Binance emitiu um aviso sobre movimentos anormais de preços para alguns pares de negociação. A bolsa iniciou uma investigação para restringir as contas suspeitas responsáveis pelo problema. Para alívio dos investidores, a investigação da Binance não apontou para a possibilidade de contas comprometidas ou chaves de API roubadas.
Based on our investigations so far, this appears to be just market behavior. One guy deposited funds and started buying. (Hackers don’t deposit). Other guys followed. Can’t see linkage between the accounts. 1/3 https://t.co/QlB1VnlHVs
— CZ Binance (@cz_binance) December 11, 2022
CZ ainda disse:
“Um cara depositou dinheiro e começou a comprar. (Hackers não depositam). Outros caras o seguiram. Não consigo ver a vinculação entre as contas.”
No entanto, a exchange tomou uma medida proativa contra possíveis manipulações. Ela bloqueou temporariamente saques para algumas contas que obtiveram lucros durante a volatilidade, o que, segundo CZ, gerou reclamações nas mídias sociais.
CZ abordou ainda mais as preocupações relacionadas à centralização e à intervenção da empresa em ocasiões semelhantes, ao afirmar: “Há um equilíbrio sobre o quanto devemos intervir”.
Quando perguntado sobre a possibilidade de usar contas roubadas ou comprometidas para realizar negociações manipulativas, CZ esclareceu que a Binance monitora ativamente essas contas, acrescentando que:
“Se você deixar os detalhes da sua conta com uma plataforma de terceiros que foi invadida e o hacker for cauteloso ao usá-la, pode ser difícil detectá-la do nosso lado. Mas nós tentamos.”
A Binance confirmou manter os investidores atualizados assim que as investigações em andamento revelarem novas informações sobre os movimentos de preços em andamento.
A má intenção do CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, atrasou a indústria de criptomoedas em alguns anos, disse CZ durante o Indonesia Fintech Summit 2022.
“Acho que basicamente retrocedemos alguns anos. Os reguladores examinarão esse setor com muito, muito mais rigor, o que provavelmente é uma coisa boa, para ser honesto”, acrescentou CZ, enfatizando que o episódio foi devastador para o setor.