Google ainda promove sites de phishing de criptomoedas, alerta CEO da Binance
Em uma postagem no Twitter esta semana, CZ alertou que, ao pesquisar CoinMarketCap no Google, sites de phishing com uma tag “anúncio” estavam aparecendo à frente do site real.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), alertou que os resultados de pesquisa do Google ainda estão promovendo sites de phishing e de golpes baseados criptomoedas.
Apesar das rígidas políticas do Google para propagandas de criptomoedas em seu serviço de anúncios, os golpistas têm conseguido explorar algumas brechas nos últimos anos. Às vezes, os sites fraudulentos são exibidos à frente dos projetos legítimos de criptomoedas e blockchain.
Em uma postagem no Twitter em 27 de outubro, CZ alertou que, ao pesquisar CoinMarketCap no Google, sites de phishing com uma tag “anúncio” estavam aparecendo nos resultados antes do site real.
“Isso afeta os usuários que adicionam endereços de contratos inteligentes na MetaMask usando esses sites de phishing. Estamos tentando entrar em contato com o Google para resolver isso e, por enquanto, estamos alertando os usuários sobre os riscos por meio de nossas redes sociais”, disse CZ.
Google displays phishing sites when users search CMC. This affects users adding smart contract addresses to MetaMask using these phishing sites. We are trying to contact Google for this, and in the meantime alerting users about this through social channels. pic.twitter.com/3q4860Jl4H
— CZ Binance (@cz_binance) October 27, 2022
O CoinMarketCap é um dos agregadores de dados de criptomoedas mais usados no mercado e foi adquirido pela Binance por um valor não divulgado em abril de 2020. Dada sua popularidade, muito tráfego pode ser direcionado a endereços falsos através desses anúncios fraudulentos.
Em alguns casos, os sites de phishing podem ser difíceis de detectar, pois geralmente usam URLs similares aos dos sites reais para enganar as pessoas que não estão totalmente atentas. Por exemplo, um dos sites destacados por CZ usava a grafia “coinomarketcaap”.
Em abril deste ano, a empresa de segurança em redes blockchain SlowMist descobriu um golpe de phishing relacionado ao Terra, no qual criminosos estavam usando o Google Ads para executar sites falsos do Anchor Protocol do Astroport.
De acordo com o SlowMist, os sites falsos promovidos por anúncios ficaram à frente dos sites reais, viabilizando roubos de cerca de US$ 4,31 milhões em Luna Classic (LUNC) de 52 endereços entre 12 e 21 de abril.
Em novembro de 2021, o braço de pesquisa da empresa de segurança cibernética CheckPoint também publicou um relatório alertando que cerca de US$ 500.000 foram roubados por golpistas que usaram o Google Ads para promover sites de phishing que imitavam os provedores de carteira de criptomoedas MetaMask e Phantom.
O serviço de anúncios do Google tem ganhado destaque esta semana, depois que a Alphabet destacou em seu balanço comercial do terceiro trimestre que os gastos com publicidade em busca de empresas financeiras e de criptomoedas caíram em relação ao trimestre anterior.
“Vimos um recuo nos gastos de alguns anunciantes em determinadas áreas em anúncios de pesquisa. Por exemplo, em serviços financeiros, vimos um recuo nas subcategorias de seguros, empréstimos, hipotecas e criptomoedas”, disse Philipp Schindler, diretor de negócios do Google. No entanto, a empresa parece não ter escrúpulos em aceitar pagamentos de anúncios de golpistas.
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