Fazer staking de Ether não é viável para usuários comuns, afirmam membros da comunidade da Ethereum
Alguns membros da comunidade estão argumentando que seria saudável admitir que fazer staking de Ether ainda não é algo acessível a todos.
Após a transição da rede Ethereum para o mecanismo de consenso de Prova-de-Trabalho (PoS), o staking de Ether (ETH) agora desempenha um papel central na validação de blocos e na segurança da rede. No entanto, alguns membros da comunidade acreditam que o processo de staking é muito complicado, especialmente para usuários comuns.
No subreddit da Ethereum, um membro da comunidade abriu um tópico sobre o staking de ETH e suas dificuldades. De acordo com o usuário, levou um fim de semana inteiro apenas para colocar as coisas em funcionamento. O usuário disse que isso pode ser um impeditivo para aqueles cujos horário são “implacáveis”. Ele escreveu:
“A comunidade Ethereum gosta de advogar a usabilidade, mas é mais saudável apenas admitir: isso ainda não é viável para todos.”
Em resposta ao tópico, outro membro da comunidade também compartilhou sua experiência com o staking de ETH e relembrou os primeiros dias da Ethereum. O usuário observou que a interação com a blockchain naquela época também era difícil antes que opções mais fáceis de usar fossem lançadas. O membro da comunidade também destacou que a criação de um nó requer “mais esforço do que podemos esperar que uma pessoa comum seja capaz de fazer.”
Além das dificuldades de instalação, também foi levantada a questão do consumo de largura de banda. Por causa do alto consumo, um usuário disse que existe o risco de o validador ser desconectado pelo seu provedor de internet. Outro usuário mencionou que os custos de ultrapassar o limite de dados da Internet podem matar qualquer ganho de staking.
Enquanto isso, outro membro da comunidade discordou, argumentando que o staking não foi projetado para que qualquer um possa fazê-lo. “As pessoas continuam tratando o staking como dinheiro grátis quando não é. Você está efetivamente sendo pago para fazer um trabalho e isso exige uma certa quantidade de conhecimento e esforço”, disse.
Embora possa haver algumas dificuldades para fazer staking, também houve alguns desenvolvimentos positivos após o The Merge. Em 15 de setembro, dia da fusão, os blocos diários criados aumentaram de 6.000 para 7.100, o que representa um aumento de 18%. Além disso, o tempo médio que os validadores levam para verificar as transações caiu 13%.
LEIA MAIS