Criptomoeda sobe 13.000% em 5 minutos, ‘desenha um par de chifres’ e derrete os 13.000%, 24 horas depois
Coisas estranhas parecem terem acontecido com token ‘sensação de 2021’, que depois se transformou em ação contra celebridades promotoras do criptoativo.
O SafeMoon Price (SAFEMOON), pelo que apresentava o gráfico do CoinmarketCap na noite da última sexta-feira (15) dispõe de alguma particularidade que diferencia o criptoativo dos demais. Isso porque, em um período de aproximadamente 24 horas, o token nativo do projeto que se apresenta como uma combinação de tokemonics Reflect Finance (RFI) e um protocolo de geração de liquidez automática conseguiu imprimir uma alta de mais de 13.000% em cinco minutos, praticamente o mesmo tempo em que SAFEMOON levou em sucessivas quedas e despencar praticamente os mesmos 13.000%, no dia seguinte.
Considerando que o criptoativo é “meteórico” em suas subidas e descidas, que também aconteceram duas vezes, em menor proporção, quando ele ainda estava no topo, o SAFEMOON acabou desenhando o que se assemelha a um par de chifres, embora as coincidências maiores apresentadas pelo gráfico não estejam no formado dos cornos e sim nos horários em que eles foram “delineados.”
Gráfico de sete dias do par SAFEMOON/USD. Fonte: CoinMarketCap
De acordo com o mapeamento, a “explosão” inicial do SAFEMOON aconteceu às 21 horas de quarta-feira (13), quando o criptoativo “riscou” uma linha ascendente de praticamente 90 graus, porque, cinco minutos depois, o token já valia 131,43 vezes mais do que o preço anterior, o que representava uma alta de mais de 13.000%.
Coincidência ou não, o SAFEMOON se manteve relativamente lateralizado sustentando a alta durante duas horas, até às 23 horas, quando caiu verticalmente e, em cinco minutos, perdeu cerca de 16%, desenhando o primeiro “chifre.” Pelo que demonstra o gráfico, o preço do token continuou relativamente lateralizado até a madrugada de quinta-feira (14), porque às 5h20 o mapeamento indica que uma nova alta verticalizada elevou novamente o preço do criptoativo, em 20%, em apenas cinco minutos, quando o segundo “chifre” começou a ser “traçado”.
Este segundo topo do SAFEMOON, pelo que demonstrava o gráfico, durou uma hora, porque às 6h20 uma nova queda abrupta, novamente de quase 16% e também em cinco minutos, “pintou” a segunda “guampa”.
No decorrer do dia, é possível identificar outras quedas verticalizadas, de menor percentual, mas aparentemente em horários arredondados, uma delas às 7h50 e outra às 9h40, por exemplo. Mesmo assim, na parte da tarde a alta acumulada em relação à “explosão inicial” ainda era de 6.800%.
Às 19h40 de quinta-feira, menos de 24 horas da “alta”, o SAFEMOON perdeu 55% de seu valor naquele momento em uma nova queda verticalizada, de cinco minutos, episódio que se reprisou às 22h10, ou seja, pouco mais de 24 horas depois da “aventura” do criptoativo, que, a estas alturas já havia praticamente retornado de onde ele saiu, após desenhar o par de “galhos” e concluir o que se apresentou como um “pump and dump.”
Apesar de ter se tornado viral nas mídias sociais no passado ao ser endossado por celebridades e influenciadores, como o rapper Lil Yachty, o YouTuber KEEMSTAR e o boxeador Jake Paul, com promoções chamativas e promessas de riquezas “seguras”, o SafeMoon, que foi alvo de investigação e acusação de desvio de dinheiro, feita pelo youtuber Coffezilla, acabou se sagrando como uma espécie de “montanha-russa” DeFi. Tanto que as celebridades são alvos de um processo no Estados Unidos, acusadas por investigadores de darem golpe pump and dump com o SafeMoon, conforme noticiou o Cointelegraph.
LEIA MAIS: