Análise on-chain do Bitcoin (BTC) mostra capitulação do mercado
Análise de indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), que concentram-se esta semana no valor de mercado para o valor realizado (MVRV), risco de reserva e múltiplo de Puell.
MVRV Z-Score
O MVRV é definido como a razão entre os níveis de capitalização de mercado e capitalização realizados. Valores superiores a um mostram que o valor de mercado é maior do que o valor realizado. O Z-score MVRV posteriormente usa um desvio padrão para normalizar os valores.
Historicamente, os valores entre 7 e 9 coincidiram com os topos do ciclo de mercado, os valores abaixo de 0 com os fundos. O indicador vem caindo desde outubro de 2021 e ficou negativo em 13 de junho de 2022.
Além de março de 2020 (círculo preto), as outras vezes em que o indicador cruzou para território negativo exigiram outro eventual despejo antes de formar o fundo.
Em 2012, o fundo foi atingido dois meses após o indicador ter entrado em território negativo.
Em 2015, foi atingido doze dias após o indicador ter entrado em território negativo. Em 2018, foi atingido cerca de um mês após o indicador ter entrado em território negativo.
Então, de acordo com este indicador, haverá outro movimento descendente antes do fundo.
Risco de Reserva
O Risco de Reserva é um indicador on-chain cíclico do BTC que mede a confiança dos detentores de longo prazo em relação ao preço atual do ativo.
Quando a confiança é alta, mas o preço é baixo, o Risco de Reserva dá valores baixos. Estes períodos têm historicamente oferecido os melhores índices de risco para recompensar.
Especificamente, os valores abaixo de 0,002 (verde) são considerados como fatores favoráveis de risco para recompensa. Por outro lado, aqueles acima de 0,02 (vermelho) são considerados como desvantajosos em relação ao risco de recompensa.
Ao longo do histórico de preços do BTC, todos os topos do ciclo de mercado foram alcançados, enquanto o Risco de Reserva forneceu uma leitura acima de 0,02. Por outro lado, cada fundo foi alcançado abaixo de 0,002.
O Risco de Reserva cruzou abaixo de 0,002 em janeiro de 2022 e vem caindo desde então. O indicador atingiu a mínima de 0,001 em 16 de junho.
A baixa atual apresenta o valor mais baixo alcançado desde 2015. Portanto, é menor do que durante o fundo de dezembro de 2018 (círculo preto).
Portanto, de acordo com este indicador, é possível que o BTC tenha atingido o fundo.
Múltiplo de Puell
O Múltiplo de Puell é um indicador on-chain que é criado dividindo o valor de todas as moedas cunhadas por uma média móvel anual.
Valores entre 4 e 10 (vermelho) são normalmente associados aos topos do ciclo de mercado. Por outro lado, aqueles entre 0 e 0,5 estão associados a fundos de mercado.
O indicador vem caindo desde o início do ano, mas ainda está em 0,6. Portanto, ainda não atingiu um nível associado a um fundo.
Os fundos de 2015 e 2019 (círculos pretos) foram atingidos perto de 0,35.
Assim como o MVRV, esse indicador sugere que outra eventual queda é provável.
Confia a análise do dia do Bitcoin (BTC).
O artigo Análise on-chain do Bitcoin (BTC) mostra capitulação do mercado foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.