Dificuldade de mineração do Bitcoin atinge nova máxima – Análise on-chain
Análise nos indicadores on-chain do Bitcoin (BTC) relacionados à mineração, como a dificuldade de mineração, FRM e o Market Cap to Thermocap Ratio.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Dificuldade de mineração do Bitcoin
A dificuldade de mineração do BTC mede o número de hashes necessários para minerar um bloco na rede da criptomoeda.
Após o terceiro halving (linha pontilhada), a dificuldade aumentou até 29 de março de 2021 (círculo preto). Depois, ela caiu drasticamente.
No entanto, o índice vem subindo a uma velocidade ainda maior desde julho de 2021 (círculo vermelho), atingindo uma nova máxima histórica neste mês de abril.
Considerando que a taxa de hash está logo abaixo de uma alta histórica, é possível que um ajuste que diminua essa dificuldade ocorra nas próximas semanas.
FRM
O Fee Ratio Multiple (FRM) é a proporção entre a receita dso mineradores e as taxas de transação. Ele é usado para medir o quão seguro é a blockchain se as recompensas por bloco chegassem ao fim.
Um FRM baixo indica que a segurança pode ser mantida sem subsídios de recompensa em bloco, enquanto o oposto é verdadeiro para leituras de alta. Durante os mercados de alta, o FRM é baixo, geralmente pairando abaixo de 20 (linha preta). No entanto, o indicador dispara durante as correções de preço, atingindo valores acima de 100.
Um padrão interessante vem do período de tempo em que o FRM permanece alto antes do início de uma corrida de alta do BTC. Em 2018, ele ficou acima de 60 por 11 meses. Em 2019, fez isso por nove meses. O FRM está acima de 60 desde agosto de 2021, o que significa que foi alto nos últimos nove meses. Tais leituras precederam historicamente os fortes e longos movimentos de alta.
Market Cap to Thermocap Ratio
O Thermocap é um indicador do Bitcoin que mede a soma acumulada da receita gerada pelos mineradores para proteger a rede.
O valor de mercado para o índice é uma métrica que mede o valor de mercado do BTC em relação aos gastos dos mineradores. Em poucas palavras, ele mede se o ativo está com prêmio ou desconto em comparação com o valor total que os mineradores gastaram para realizar suas atividades.
Historicamente, valores abaixo de 0,0000004 (destacados em verde) têm sido associados a fundos. Por outro lado, valores acima de 0,000004 (destacados em vermelho) foram associados a topos.
Atualmente, o indicador está em 0,0000014, mais próximo do fundo do que do topo. Um desenvolvimento interessante vem ocorrendo desde julho de 2021, quando o preço do BTC estava perto de US$ 30.000. Na época, o indicador apresentava um valor de 0,00000125 (linha preta).
Atualmente, apesar do preço do Bitcoin estar próximo de US$ 40.000, o indicador está em 0,0000013 Portanto, de acordo com este indicador, o preço do BTC está atualmente mais desvalorizado do que em julho de 2021
O artigo Dificuldade de mineração do Bitcoin atinge nova máxima – Análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.