Gigante do futebol inglês Arsenal entra em conflito com agência reguladora por publicidade de criptomoedas ‘irresponsável’
Após a decisão da ASA, o Arsenal anunciou que iria apelar e afirmou que havia fornecido informações sobre os riscos financeiros.
O Advertising Standards Authority (ASA), o órgão que supervisiona a publicidade no Reino Unido, está reprimindo os anúncios não adequados de criptoativos.
No início deste ano, o Arsenal se tornou um dos muitos clubes de futebol a colaborar com a empresa de blockchain Chiliz e lançar um token de torcedor. Em 12 de agosto deste ano, o clube promoveu seu token de fã AFC em sua página oficial do Facebook, que o ASA baniu por supostamente violar suas regras de publicidade do país. A agência afirmou que o post não destacou os riscos envolvidos no investimento.
Além disso, de acordo com uma reportagem da BBC, o órgão monitor afirma que o tópico de conteúdo do site oficial do Arsenal – uma página publicada em 6 de agosto de 2021, com o título “$AFC Fan Token: Tudo o que você precisa saber” – estava violando as regras de publicidade.
Publicamos 25 decisões hoje, incluindo uma que proíbe postagens do Arsenal por tirar proveito da inexperiência dos consumidores em criptoativos. @BBCNews https://t.co/UohrSDudg3
– ASA (@ASA_UK) 22 de dezembro de 2021
De acordo com o órgão regulador de anúncios britânico, ambos os comerciais foram irresponsáveis e aproveitaram a falta de experiência dos consumidores enquanto banalizavam os investimentos em criptomoedas. A BBC cita um dirigente do Arsenal Football Club afirmando: “Levamos a sério as nossas responsabilidades para com os nossos torcedores”, acrescentando que avaliaram todas as comunicações com os fãs sobre as ofertas e disponibilizaram informações sobre os riscos financeiros.
As últimas ações regulatórias da ASA somam-se a uma série de decisões semelhantes tomadas no início deste ano, já que o órgão tem zelosamente perseguido e encerrado anúncios enganosos de criptomoeda. A agência removeu recentemente uma série de campanhas publicitárias relacionadas à criptomoeda de vários jogadores importantes da indústria, incluindo a Coinbase e a Kraken. Afirmou que os anúncios estão “aproveitando irresponsavelmente a inexperiência dos consumidores ao não ilustrar o risco do investimento”.
Em maio, o ASA removeu a campanha publicitária da exchange Luno, que era uma imagem dde Bitcoin (BTC) usada em pôsteres do metrô dizendo: “Se você está vendo bitcoin no metrô, é hora de comprar”.
O Arsenal é um dos vários clubes de futebol de primeira linha que colaboraram com empresas de blockchain para criar um token de torcedor. O West Ham United – clube de futebol que compete na Premier League inglesa e está localizado em Londres – se associou à plataforma de blockchain Socios.com para lançar um ecossistema de tokens de fãs em 2019.
O FC Bayern Munich, gigante da Bundesliga, está acostumado a trabalhar com projetos de blockchain, tendo se associado no outono passado com a Stryking Entertainment para criar colecionáveis digitais de seus jogadores.
LEIA MAIS: