Apelo sueco para proibir mineração de criptomoedas é ‘completamente desinformado’, diz gerente de fundo

“A afirmação de que os mineradores de Bitcoin colocam em risco a rede elétrica é totalmente mal informada”, disse o gestor de fundos da Melanion Capital.

O apelo de um watchdog financeiro sueco para proibição em toda a União Europeia da mineração de criptomoeda de prova de trabalho (PoW), conhecido principalmente como o método de cunhagem de novo Bitcoin (BTC), recebeu reação de gestores de fundos relacionados à criptomoedas.

A Melanion Capital, uma empresa de investimento alternativo sediada em Paris conhecida por seu ETF de Bitcoin, dirigiu-se à Autoridade Sueca de Supervisão Financeira e ao apelo da Agência Sueca de Proteção Ambiental para proibir a mineração PoW em toda a Europa.

“A alegação de que os mineradores de Bitcoin colocam em risco a rede elétrica é completamente mal informada”, observou Melanion, lembrando que o modelo de negócios dos mineradores de Bitcoin tende a entrar em colapso quando a demanda de eletricidade aumentar, visto que também aumentaria os preços da energia.

A declaração aponta para as autoridades que optaram por dar as boas-vindas aos mineradores ao invés vez de bani-los, como no Texas, acrescentando que os mineiradores de Bitcoin são complementares para a geração de energia renovável, “pois capturam energia desperdiçada e fornecem uma base para um recurso volátil como o vento ou energia hidrelétrica.”

Devido à sua natureza descentralizada, a indústria de mineração de Bitcoin não tem lobby para defender seus interesses e negociar com os governos, lembrou Melanion Capital, acrescentando:

“A ausência de tal contrapeso político [para os mineradores de Bitcoin] não deve ser tomada como uma oportunidade para implementar medidas que tornem ilegal uma indústria por sua falta de poderes defensivos.”

A pegada ambiental da mineração de Bitcoin foi uma grande conversa na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Falando em um painel, a editora-chefe do Cointelegraph, Kristina Cornèr, disse que é mais importante ter pessoas no espaço do blockchain que estejam prontas para pensar com uma nova mentalidade e buscar soluções.

Depois de pesquisar um terço da rede global de Bitcoin, o Bitcoin Mining Council estimou que o mix de eletricidade sustentável da indústria de mineração global cresceu para 56% no segundo trimestre de 2021.

Os mineradores de bitcoins também estão procurando por outros recursos de energia, e a energia nuclear não está fora de questão. Os palestrantes do Bitcoin & Beyond Virtual Summit lembraram do potencial da energia nuclear para introduzir “enormes quantidades de energia limpa e sem carbono” na rede.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...