Adoção de criptomoedas é um ‘grande desafio’, diz o executivo do Banco Central Chinês

O BC da China mantém sua postura anti-cripto, apesar dos investidores locais comandarem experiências com stablecoins digitais indexados ao yuan.

A rápida adoção de criptomoedas como o Bitcoin (BTC) representa um grande desafio para o sistema financeiro tradicional, alerta um executivo do Banco Central Chinês (ou Banco Poupular Chinês – BPC).

Wen Xinxiang, diretor do departamento de pagamento e liquidação do Banco Popular da China (BPC), expressou preocupação com a crescente popularidade de criptomoedas e stablecoins indexadas.

Apontando para o valor de mercado do Bitcoin agora ultrapassando US $ 800 bilhões e a capitalização de mercado total do stablecoin superior a US$ 120 bilhões, Wen descreveu os principais riscos associados ao mercado de criptomoedas em um fórum de pagamento e liquidação na sexta-feira, relatou o Shanghai Securities Journal.

Segundo o diretor, um dos principais desafios da critoeconomia é que a indústria consegue funcionar de forma independente do sistema de pagamentos tradicional apoiado por bancos comerciais e instituições de pagamento. As criptomoedas também causam problemas para os serviços de pagamentos dos bancos, enfraquecendo o poder das organizações regulatórias, observou Wen.

Wen também argumentou que o alegado anonimato das criptomoedas as torna uma ferramenta atraente para facilitar transações ilegais, como lavagem de dinheiro, pedindo mais medidas para que o sistema financeiro tradicional possa competir com a criptoeconomia:

“O desafio da moeda virtual é enorme. Quando o sistema financeiro tradicional responde à competição no setor financeiro oriunda de grandes empresas de tecnologia, ele também pode contar com métodos tradicionais, como lei e supervisão, para aumentar os esforços antimonopólio e fortalecer a privacidade pessoal e a proteção das informações ”.

As observações de Wen reafirmam ainda mais a postura anti-cripto do governo chinês, já que a China continuou a reprimir o comércio e mineração de criptografia este ano, com as autoridades locais fechando várias fazendas de mineração e suspendendo as transações comerciais de criptografia.

O vice-governador do BPC, Fan Yifei, expressou anteriormente preocupações sobre stablecoins em julho, afirmando que a velocidade do desenvolvimento do sistema de pagamentos privados era “muito alarmante”. Apesar do ceticismo do governo chinês em relação às stablecoins, alguns investidores locais estão fazendo experiências com stablecoins descentralizadas atreladas à moeda digital do banco central da China, o yuan digital.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...