Ações sintéticas em blockchain se popularizam e impulsionam DeFi
A prevalência de negociação de versões sintéticas de ações da Tesla, Apple, Amazon e outras grandes empresas e ETFs cresceu em projetos de finanças descentralizadas (DeFi) como o Mirror Protocol e Synthetix no ano passado.
Os tokens são projetados para refletir os preços dos títulos originais. Mas os ativos fazem isso sem nenhuma compra ou venda real das ações reais e ETFs envolvidos. Até agora, os volumes são apenas uma pequena fração do visto em exchanges regulamentadas.
Durante anos, muitos usuários em Wall Street se perguntaram sobre a viabilidade de mover o mercado de ações para uma rede blockchain. Agora, os projetos DeFi avançaram e criaram versões sintéticas de algumas das ações mais populares do mercado.
O poder do setor DeFi
De certa forma, o corportamento anti-establishment do mundo cripto está sendo aplicado para subverter o mercado de ações. O cofundador e CEO da Terraform Labs, Do Kwon, empresa sul-coreana que criou o Mirror Protocol, certamente vê dessa forma.
Kwon diz que as DeFi “é muito poderosa para liberar serviços financeiros para pessoas privadas de direitos civis em todo o mundo”. Ele acrescentou que “esperar que estruturas regulatórias fragmentadas evoluam antes de inovar é contra intuitivo”.
Para Kwon e outros defensores desses ativos sintéticos, as regras e várias barreiras do mundo financeiro existem para serem rompidas. Isso pode abrir oportunidades para a criação de riqueza atualmente disponíveis apenas para alguns poucos afortunados, disse ele.
Além de poderem negociar anonimamente 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer lugar, os usuários também não são impedidos por controles de capital. Isso inclui regras “know-your-client” impostas aos corretores e outros atritos do sistema financeiro tradicional.
Tokens de ações
Enquanto isso, houve um aumento de análise de outros ativos sintéticos e outros projetos DeFi.
Como parte dos recentes problemas regulatórios com diferentes países, a Binance chamou a atenção do regulador financeiro da Alemanha (BaFin). A exchange fez isso oferecendo tokens de ações que estão vinculados ao desempenho das ações populares dos EUA, sendo lastreados no preço destas ações.
Com isso, a Binance pode ter violado as regras de valores mobiliários quando emitiu essas ações tokenizadas, disse a BaFin em abril.
O artigo Ações sintéticas em blockchain se popularizam e impulsionam DeFi foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.