Novo Bolívar da Venezuela será vinculado à criptomoeda Petro
A Venezuela está substituindo sua moeda nacional, o Bolívar, por uma nova, que supostamente estará ligada a criptomoeda Petro.
O novo Bolívar Soberano deve entrar em uso no país no próximo mês, segundo anúncios divulgados pelo presidente Nicolas Maduro.
Além de afirmar que a moeda será “ancorada” ao Petro – lançado em fevereiro desse ano – Maduro ponderou que o país tirará cinco zeros do Bolívar e não três, como anunciado anteriormente.
A medida visa combater a alta inflação, que pode chegar a 1 milhão por cento esse ano, segundo análise do FMI.
De acordo com a fonte de notícias local Telesur, o presidente ponderou:
“A reconversão econômica começará definitivamente no dia 20 de agosto, com a emissão e circulação do novo Bolívar Soberano, o novo cone monetário que será ancorado ao Petro.”
Afirmando que a nova moeda alterará a situação financeira do país “de maneira radical”, Maduro disse: “Temos a visão correta de como deve ser o futuro econômico da Venezuela, acima de tudo, vamos alcança-lo”.
O Petro, acrescentou ele, “terminará se consolidando tecnológica e financeiramente” e passará a “permear toda a atividade econômica nacional e internacional”.
Popularização do Petro
Apesar de ter sido considerado “ilegal” pelos líderes de oposição antes de seu lançamento, o Petro tem se movido cada vez mais para o coração das finanças do país, ao tempo em que o presidente se esforça para garantir seu uso em toda a sociedade.
Em fevereiro, ele solicitou aos bancos do país que minerassem e usassem o Petro, além de instituir que várias companhias estatais convertessem uma porcentagem de suas vendas e compras em token, entre outras iniciativas, com o objetivo de aumentar sua aceitação.
No lançamento, Maduro afirmou que aproximadamente 100 milhões de tokens (no valor de US$ 6 bilhões) seriam emitidos para superar as sanções financeiras impostas pelos EUA.
Em março, os Estados Unidos responderam com Donald Trump assinando uma ordem executiva impondo novos bloqueios contra a Venezuela e sua criptomoeda.
Fonte: Coindesk
O post Novo Bolívar da Venezuela será vinculado à criptomoeda Petro apareceu primeiro em Criptoeconomia.