‘Siga as regras ou vamos fechar você’, diz NY AG para a indústria de criptomoedas
Letitia James disse que seu escritório estava “enviando uma mensagem clara para toda a indústria”.
A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, está aconselhando membros da indústria cripto e investidores a ficarem vigilantes em relação as atividades ilegais.
De acordo com o gabinete da procurador-geral de Nova York, James emitiu um alerta aos investidores de criptomoedas hoje, alertando-os para ter “extrema cautela ao investir em moedas virtuais”. Ela se referiu às criptomoedas como “investimentos instáveis de alto risco que podem resultar em perdas devastadoras”.
A mensagem de James incluiu um aviso aos participantes da indústria de que o AG seria duro contra as empresas que contornassem a lei. Ela disse que seu escritório “encerrou as atividades ilegais da Bitfinex e da Tether” em Nova York, uma referência às empresas que concordaram em pagar ao estado US$ 18,5 milhões em danos na semana passada. Como parte do acordo, o escritório do AG exigirá que a Bitfinex e a Tether forneçam relatórios abrangentes sobre suas finanças e parem de atender aos clientes em Nova York.
“No caso do Tether, a empresa falsamente representou que cada um de seus estábulos era totalmente garantido, um para um, por dólares americanos em reserva em todos os momentos”, disse James. “Tether fez declarações falsas sobre o apoio do ‘tether’ stablecoin e sobre o movimento de centenas de milhões de dólares entre as duas empresas para encobrir a verdade sobre as perdas massivas da Bitfinex.”
A Procurador-Geral acrescentou:
“Não hesitaremos em tomar medidas contra qualquer pessoa que viole a lei […] Estamos enviando uma mensagem clara para toda a indústria de que ou você segue as regras ou nós o encerraremos.”
A plataforma de investimento Coinseed pode ser a próxima a enfrentar a ira regulatória da AG. O escritório abriu um processo contra a empresa no mês passado por supostamente fraudar investidores em mais de US $ 1 milhão e vender um token que permanece fora da bolsa depois de mais de três anos. James disse que pretende “encerrar a operação fraudulenta da Coinseed”, buscando restituição para os investidores, restituição com juros, injunções permanentes contra a empresa e “o encerramento total das operações comerciais da Coinseed.”
De acordo com a lei atual de Nova York, todos os negociantes, vendedores e consultores de investimento de criptomoedas devem se registrar no Investor Protection Bureau da AG se estiverem fazendo negócios no estado. Aqueles que, com uma exceção, não o fizerem estão sujeitos a penalidades civis e criminais.
LEIA MAIS:
- ‘Ataque de 51% pode ocorrer, mas é impossível mudar histórico de transações”, diz Antonopoulos
- Bitcoin SV tem a melhor performance do primeiro trimestre de 2020 no mercado cripto
-
Mediação de conflitos jurídicos no Brasil pode ser feita online e grátis com blockchain em meio a pandemia do coronavírus