Secretária do Tesouro dos EUA, Yellen, diz que o uso indevido de criptomoedas é um problema crescente

O setor privado investe enormes recursos para ajudar o governo a combater crimes com criptomoedas, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, está preocupada com o suposto elemento criminoso das criptomoedas. 

Em comentários de 10 de fevereiro a uma mesa redonda de inovação do setor financeiro, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou que o uso indevido das criptomoedas e dos ativos virtuais tem sido um problema crescente, juntamente com os ataques cibernéticos que cresceram durante a pandemia global.

A secretária Yellen disse que, apesar do potencial de novas tecnologias como as criptomoedas, esses ativos ainda estão associados a grandes riscos. “Vejo a promessa dessas novas tecnologias, mas também vejo a realidade: criptomoedas têm sido usadas para lavar os lucros dos traficantes de drogas online; eles têm sido uma ferramenta para financiar o terrorismo ”, afirmou Yellen.

De acordo com o responsável, o setor privado tem contribuído significativamente para os esforços do governo no combate a estes crimes relacionados as criptomoedas. “Do meu tempo no Fed, eu sei o papel crucial que suas instituições desempenham no combate a crimes como esses. O setor privado investe enormes recursos, encontrando maneiras de impedir que atores mal-intencionados façam mau uso das tecnologias existentes. Você também desenvolve novos “, Yellen.

No comunicado, Yellen também enfatizou a necessidade de “inovação equitativa” para ajudar a “levar os benefícios do sistema financeiro e da TI moderna para mais pessoas”. Ela disse que a abordagem de inovação equitativa pode ser simbiótica com o lema existente do Departamento do Tesouro de “inovação responsável”.

Apesar de Yellen alegar que o uso indevido das criptomoedas tem sido um “problema crescente”, a quantidade de crimes relacionados às criptomoedas aparentemente caiu em 2020. De acordo com a Chainalysis – uma das maiores empresas de inteligência de dados sobre criptomoedas nos Estados Unidos – a parcela criminosa de todas as atividades relacionados as criptomoedas em 2020 caiu para apenas 0,34%. Em 2019, a atividade criminosa representou mais de 2% do volume de transações de criptomoedas, de acordo com a empresa.

Em janeiro de 2021, o Departamento de Justiça dos EUA apreendeu meio milhão de dólares em criptomoedas de uma grande operadora de malware com a ajuda do Chainalysis.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...